O Conselho de Desenvolvimento de Rondônia (Conder) reuniu-se nesta terça-feira (13), em Porto Velho, e aprovou a cessão de áreas para sete novas empresas no Distrito Industrial da capital…
Entre as novas empresas, estão uma indústria gráfica de Porto Velho; uma indústria de móveis de Florianópolis; uma fábrica de equipamentos agrícolas de Porto Velho; uma transportadora de porte nacional, de São Paulo; uma fábrica de bebidas de Ariquemes, que irá envasar água mineral e uma indústria de panificação de Porto Velho.
Além dessas empresas, será instalada uma recicladora de pneus da capital, que atuará na transformação de pó de borracha reciclada em diversos produtos, de maneira ambientalmente sustentável. As empresas receberão do Governo do Estado terrenos com aproximadamente 10 mil metros quadrados – equivalente a um hectare, em média.
Incentivos
A reunião de ontem, presidida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Edson Luiz Vicente, também aprovou a concessão de estímulos fiscais para outras cinco empresas: uma indústria metalúrgica, com sede em Pimenta Bueno; uma distribuidora de acessórios para motocicletas, em Espigão do Oeste; uma fábrica de forros de PVC, em Ji-Paraná; além de uma indústria de alimentos e de uma distribuidora de materiais de construção, ambas de Porto Velho.
O conselho aprovou a concessão de crédito presumido sobre o ICMS, em percentuais que variam de 65% a 85%, dependendo de critérios técnicos. O incentivo fiscal terá validade por até dez anos.
“A isenção é dada de acordo com pontos como a geração de empregos e a contribuição para o crescimento da economia, após análise técnica e criteriosa sobre a viabilidade de cada negócio”, diz Fábia Cardoso, da Coordenadoria Consultiva da Indústria e Comércio, órgão de apoio técnico ao Conder. “Todo bom projeto é aquele que se torna viável”, resume.
O Distrito Industrial possui área total de 3,564 milhões de metros quadrados, sendo 2,560 milhões de metros quadrados de área exclusiva para instalação de empresas. Novas obras que envolvem a pavimentação asfáltica e a ampliação da rede de energia do Distrito Industrial deverão ser realizadas no primeiro semestre de 2013.
Conselho
O Conder é presidido pelo governador Confúcio Moura e tem como conselheiros os secretários do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), do Planejamento (Seplan), das Finanças (Sefin), além dos presidentes da Federação das Indústrias (Fiero), Federação das Associações Comerciais (Facer), Federação do Comércio (Fecomércio), Federação da Agricultura e Pecuária (Faperon) e representantes do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal.
Texto: Sandro André – Assessoria Sedes.
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM