SECRETÁRIO DA SEAGRI LEVA DEMANDA DE PRODUTORES À CONAB E AO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Brasília – Nessa quarta-feira (20), uma comitiva liderada pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária de Rondônia (Seagri), Evandro Padovani, cobrou tanto do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro, como do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, um política de incentivo do governo federal para a compra do milho do produtor rural rondoniense, além de subsídios pra o frete do calcário.

Na Conab, Evandro Padovani reivindicou ao presidente que a Companhia insira o estado de Rondônia nos contratos de opção de compra de milho. “Nós precisamos fazer estoque regulador do milho para acolher a demanda, não só de Rondônia, mas também para atender os Estados do Acre e Amazonas”, afirmou o secretário.

“Solicitei 60 mil toneladas de milho, ou seja, um milhão de sacas para que a gente possa atender essa demanda”, explicou Padovani. Outra reivindicação do secretário junto à Conab foi para que o órgão elabore um projeto de uma bateria de silos para receber o milho a granel.

Hoje em Rondônia só há estrutura da Conab para receber o milho ensacado e o custo para embalar a produção não é viável para o produtor rural. “A Conab tem que ter uma estrutura com um secador para que possamos receber o milho a granel e atender o pequeno e o médio produtor rural, que não tem armazém em sua propriedade”, enfatizou Padovani.

Rubens Rodrigues disse que irá atender a reivindicação do armazém, e o projeto já está em estudo para ser implantado no município de Cerejeiras. Quanto à compra do Milho, Rubens Rodrigues disse que irá elaborar uma autorização por meio de uma Medida provisória (MP) para inserir a compra do milho no contrato de opção e atender o Estado. “Esse milho é interessante ficar no Estado exatamente para atender aos pequenos produtores e criadores que usam do programa de venda à balcão”, disse.

O presidente da Conab enfatizou também que está estudando uma forma para fazer uma doação ao governo de Rondônia de alguns armazéns que a Conab possui no Estado e que não tem mais utilidade para o órgão federal.

Após a reunião na Conab, a comitiva deslocou-se para o Ministério da Agricultura, onde o coordenador da bancada federal de Rondônia, deputado Nilton Capixaba, relatou ao ministro, que o milho comprado nos Estados de Mato Grosso e Goiás é levado para Rondônia prejudicando o produtor local.

Capixaba também disse ao ministro que o governador Confúcio Moura irá inaugurar em breve uma nova usina de Calcário, e que essa usina vai aumentar a produção, por isso o governo do Estado quer também um subsídio do governo federal para o frete do mineral. “O mais difícil do calcário é o frete, por isso queremos um incentivo para ajudar os pequenos agricultores a aumentar a produção”, disse Capixaba. O ministro ficou de analisar a reivindicação.

Participaram também das audiências, o deputado federal Carlos Magno; a coordenadora de Regularização Fundiária da Seagri, Edinéia Gusmão; o prefeito de Theobroma, José Lima da Silva  e o assessor técnico do gabinete do senador Acir Gurgacz, José Luiz Raymundo.

Texto e fotos: Zozimo Macedo

Fonte: Decom

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?