Júlio Olivar cumpre extensa agenda pela Setur e Seduc no Cone Sul

Construção de pórtico e quadra poliesportiva, entrega de fanfarras e restauração da casa de Rondon estiveram entre as pautas do secretário…

O secretário da Educação e superintendente estadual do Turismo, Júlio Olivar, cumpriu extensa agenda em municípios do Cone Sul no último final de semana. Em dois dias, visitou escolas, esteve na Casa de Rondon, tratou de projetos e obras do Governo estadual a ser implementados na região e anunciou entrega de duas fanfarras a escolas.

Na sexta-feira (2) o secretário visitou escolas em Vilhena, onde agendou a entrega de instrumentos de fanfarra para as escolas estaduais Machado de Assis e Maria Arlete Toledo e o início da construção de uma quadra poliesportiva na escola Luiz Carlos Paula Assis, esta, localizada na periferia e a única estadual que não dispõe do espaço para a educação física e práticas esportivas.

Ainda em Vilhena, Júlio Olivar tratou com organizadores do Seminário Linguístico e Literário (Sell) sobre o termo de cooperação a ser firmado com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para apoiar o seminário que mobiliza milhares de acadêmicos e profissionais da educação. Promovido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Vilhena, o Sell é um dos maiores eventos do gênero na região Norte.

À noite, Júlio Olivar participou da cerimônia de abertura do 22º Festival de Praia de Pimenteiras do Oeste, evento patrocinado com recursos da Superintendência Estadual do Turismo (Setur), na ordem de R$ 80 mil.

“Em 2012, vamos aumentar a participação do governo no festival. Além disso, estamos investindo na estruturação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que em breve será transformado em museu”, disse Olivar ao público que lotava a praia.

Já no sábado (3), o secretário se reuniu com o renomado arquiteto Marcus Leão, que presenteará a Setur com dois projetos: o Memorial Rondon-JK, a ser construído na rotatória da BR-364 ao lado da Estação Rodoviária de Vilhena, e o Pórtico da Amazônia Ocidental – situado na fronteira entre os estados do Mato Grosso e Rondônia -, constando de CAT e passarela com observatório astronômico. O projeto arquitetônico e estrutural do pórtico ficará pronto em uma semana.

Com Marcus Leão, o secretário e técnicos da Setur visitaram in loco a Casa de Rondon, que se encontra abandonada e totalmente depredada. Parte da memória histórica e da identidade cultural do povo do Cone Sul, a casa foi a primeira edificação erguida pela Comissão Rondon no território hoje denominado Estado de Rondônia, em 1910.

Para o secretário, o Estado deve encampar o desafio de recuperar o imóvel e colocar o museu para funcionar, em grande estilo. “A sociedade espera por isso há mais de 20 anos. Temos que salvaguardar com urgência esse patrimônio que ameaça desabar”, disse.

A Casa de Rondon fica numa área de cerrado onde efetivamente Vilhena nasceu, local com espaço apropriado à visitação de estudantes para aulas ao ar livre, especialmente, sobre história regional.

Fontes: Setur/Seduc

Texto: Assessoria de Comunicação

Fotos: Jovino Lobaz

Hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?