Área anunciada tem ainda nas suas adjacências pelo menos mais outros três clubes sociais, dentre ele a AABB, um loteamento residencial, uma emissora de rádio, várias pequenas chácaras, a UNIR e é densamente povoada…
O famigerado presídio que será construído em Vilhena vai mesmo ser fincado na área urbana. Em nota a assessoria do prefeito José Rover (PP) adiantou que já está decidido com o governo que o cadeião ficará nas proximidades do Clube dos Estados, o maior clube social do sul de Rondônia, com freqüências diárias e centenas de sócios em sua carteira.
A nova área é tão ou mais habitada que a anterior, que era no Setor Recanto de Chácaras aos fundos da Vila Operária. Nas proximidades do local está localizado também outro grande clube social da cidade, a AABB, Clube da Ceron, associação social dos bombeiros, uma emissora de rádio, várias residências, um residencial e a Unir, que ministra aulas nos três períodos.
Pelo que tudo indica, a melhor opção foi descartada. Em audiência com o governador Confúcio Moura (PMDB) na sexta-feira (23) em Ji Paraná, o deputado Luizinho Goebel (PV) apresentou ao governador uma nova área, distante da área urbana de Vilhena, para a implantação do presídio que será construído em Vilhena. A área apresentada pelo deputado se localiza na saída do estado na divisa com o Mato Grosso, nas imediações do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), às margens da BR-364. Na audiência com Confúcio participaram o empresário Eduardo Tesuro e o pecuarista Nadir Razini.
O proprietário da área disse que aceita permutar o terreno, de 2.8 mil hectares, sem custo para o Estado e para os cofres públicos, com a área que anteriormente estava definida para ser construído o presídio, no setor Recanto de Chácaras, nas proximidades da Vila Operária. Em troca do terreno na divisa do Estado ele aceita a área no setor Recanto e oferece também rede de alta tensão, com estrutura de mecanização. Nas proximidades da área está localizado um complexo de segurança. Além do posto da PRF a Polícia Militar atua na área do Cetremi, juntamente com a Polícia Federal e a Polícia Ambiental e todo aparato de fiscalização do Estado se faz presente.
LEIA ABAIXO O TEXTO DISTRIBUIDO PELA PREFEITURA
Em audiência, na manhã de terça-feira (27), em Porto Velho, o prefeito José Luiz Rover (PP), o governador Confúcio Moura (PMDB), a Secretária Estadual de Justiça Mirian Spreafico e o Subchefe da Casa Civil Edvaldo Soares definiram o local da construção do novo presídio de Vilhena. O mesmo será construído na estrada que dá acesso aos antigos motores da Ceron, próximo ao Clube dos Estados.
Confúcio parabenizou o prefeito Zé Rover pela preocupação em tirar do perímetro a instalação do novo presídio.
Para o prefeito Rover, é de fundamental importância e segurança não implantar o presídio dentro da área urbana como inicialmente era a proposta. “Agradeço ao governador e sua equipe que entenderam a necessidade de mudança e nessa audiência podemos definitivamente definir o novo local”, disse o prefeito.
A nova área já tinha sido discutida e aceita pela juíza Corregedora dos Presídios, Liliane Pegoraro, em audiência com o prefeito, o vice-governador, Airton Gurgacz, os senadores Reditário Cassol e Acir Gurgacz e o promotor de justiça, Elício de Almeida na última sexta feira (23) em Vilhena.
Para dar início ao processo de licitação e construção do novo presídio, a Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena terá que aprovar em votação a destinação do novo local, o que deverá ocorrer ainda esta semana em sessão extraordinária.
O início das obras deverão iniciar ainda este ano, e o novo presídio terá capacidade estrutural para abrigar 260 presos.
Autor e Fonte/Hojerondonia.com