Governo assina convênio para fomentar atividade

O governador Confúcio Moura assinou um convênio na tarde de segunda-feira (27) com representantes da Secretária de Estado da Agricultura (Seagri), cujo objeto é apoiar as associações agroindustriais de 14 municípios, sendo quatro delas na região do Baixo Madeira, em Porto Velho. “A partir desse convênio daremos suporte as associações. Um exemplo é o leite. Com as agroindústrias equipadas, o produto deixará o local pronto para o consumo, da mesma forma que é encontrado nas gôndolas dos supermercados”, enfatiza o secretário adjunto da Agricultura, Antônio Deuseminio.

Para este convênio foram investidos R$ 940 mil, recurso da própria Seagri. Ainda de acordo com o secretário adjunto, mais R$ 1 milhão já estão no caixa para a compra de equipamentos que serão destinados as agroindústrias.

Os recursos para a compra do matérial é parte de uma licitação com a Superintendência Estadual de Licitações (Supel) que apoia o projeto do governo do estado. “Este trabalho é parte de uma solicitação do governador, Confúcio Moura, para que se invista pesado nas associações agroindustriais”, lembra a coordenadora de Agroindústria Familiar, Maria Edna Alves.

Os produtos fabricados pelas  associações terão mercado certo. Serão  comprados pelo próprio governo, por meio do (PAA) Programa de Aquisição de Alimentos e (PNAE) Programa Nacional de Alimentação Escolar do Governo Federal. “O Estado está em pleno desenvolvimento,mas é preciso equilibrar esse desenvolvimento. No caso de Rondônia e de acordo com os números que refletem a pobreza, o ajuste é o equilíbrio, e o social é uma das  nossas metas”, disse Confúcio Moura

É tanto que nesta quarta-feira  (28) o governador, Confúcio Moura e mais os governadores da Região Norte assinam juntamento com a presidente, Dilma Rousseff, o ‘Pacto  Norte para superação da pobreza

Na oportunidade também será lançado o programa Bolsa Verde, programa federal de transferência de renda para famílias em situação de extrema pobreza que promovam a conservação ambiental.

E ainda neste mês de setembro o governo de Rondônia vai lançar o Plano FutuRO, que será sustentado pela Política Estadual de Superação da Pobreza e Extrema Pobreza e pelo Fundo Estadual de Superação da Pobreza e Extrema Pobreza (Funecop), cujo projeto de lei  aguarda para ser aprovado na Assembléia Legislativa.

Governo do Estado de Rondônia/Decom. RO

Fonte/Hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?