RONDÔNIA: Sejus promove capacitação na área de construção civil

Oferecer capacitação e oportunidade de trabalho. Com este objetivo a Secretaria de Justiça está promovendo cursos na área de construção civil destinados a reeducandos da Casa de Detenção Dr. José Mário Alves. No total serão 60 alunos, sendo 20 pedreiros, 20 bombeiros hidráulicos e 20 pintores.

Os cursos estão previstos no “Eixo 4” do “Pacto pela Melhoria do Sistema Prisional de Rondônia”, firmado entre o governo do Estado, instituições públicas estaduais e governo federal, formalizado em agosto junto à Corte Interamericana de Diretos Humanos.

 

Os cursos estão previstos no “Eixo 4” do “Pacto pela Melhoria do Sistema Prisional de Rondônia”, firmado entre o governo do Estado, instituições públicas estaduais e governo federal, formalizado em agosto junto à Corte Interamericana de Diretos Humanos. O “Eixo 4” do pacto especifica as atividades que serão executadas para aperfeiçoamento dos serviços, mobilização e inclusão social. Os recursos dessa capacitação são de compensações sociais da usina de Jirau.

A carga horária de cada curso será de 60 horas. Os reeducandos terão aulas teóricas e práticas, tendo a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos trabalhando na reforma da própria unidade prisional. Ao final do curso, todos receberão certificado de conclusão.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é o responsável pelas aulas. O instrutor de QSMS (Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança), Israel Silva, admite que teve certo receio em ministrar aulas dentro de um presídio, porém depois de um primeiro contato, percebeu que tudo é questão de oportunidade, a ressocialização é possível, basta acreditar e trabalhar para que isso aconteça.

Para o reeducando Fabrício Lopes de Lima, 29 anos, é mais uma preparação para o mercado de trabalho. “Esse curso vai me ajudar quando sair daqui porque vou ter mais oportunidades de emprego, ainda mais com o certificado de uma empresa reconhecida como é o Senai”, observou Fabrício.

Governo do Estado de Rondônia/Decom/RO.

Fonte/Hojerondonia.com.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?