Deputada Epifânia quer solução para greve da UNIR

Ao fazer uso da tribuna, na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (28), a deputada estadual Epifânia Barbosa (PT) chamou atenção das autoridades para a paralisação de professores da Universidade Federal de Rondônia-Unir há duas semanas.

Disse que a greve não está isolada, pois até os alunos aderiram e apóiam o movimento que busca melhorias estruturais para os Campi e condições dignas de trabalho e aprendizagem.

Ela declarou ainda que tem acompanhado pela imprensa toda essa negociação junto a reitoria da Unir, porém tem visto descaso e desconhecimento dos problemas por parte do reitor José Januário. “Em uma entrevista concedida por ele, ficou claro que não conhece todos os problemas da Universidade”, disse a deputada.

Epifânia fez questão de ler artigo intitulado “A Universidade Federal de Rondônia, a greve e as ruínas do Futuro”, escrito pelo professor Ari Ott, que faz duras críticas ao sistema educacional da Unir.

Ele cita a falta de planejamento a curto e médio prazo, o quadro de abandono, precariedade e até favelização do Campus, salas de aulas insuficientes, além de falta de carteiras, laboratórios, biblioteca. O professor encerra o artigo sugerindo uma urgente ação política na busca de sanar as irregularidades.

A deputada informou que fez uma busca junto ao Tribunal de Contas da União-TCU e constatou relatório de 2010, apontando 37 itens de registros de irregularidades de a Unir. Desde a falta de formalização de rotinas até contratos irregulares.

Os deputados Adelino Follador (DEM), Lorival Amorim (PMN) e Euclides Maciel (PSDB) parabenizaram a deputada pela iniciativa. Euclides afirmou que existe total inoperância do reitor José Januário. Foi além ao denunciar que o mesmo tem respaldo político para permanecer no cargo.

Ao encerrar o discurso a parlamentar disse que tal fato fica evidente, pois o reitor tem faltado com a democracia. Não recebe os professores nem alunos. “Estou surpresa com a postura dele. Considero vergonhosa essa situação. Penso que é chegado o momento da nossa Bancada Federal, senadores e todas as autoridades competentes constituídas se reunirem em busca de solução para a crise”, finalizou.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ASSEMBLEIA

Autor: Elaine Maia.

Fonte/Hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?