Um grupo formado por oito policiais militares de Rondônia viajou domingo (15) para Brasília, onde vai se incorporar à Força Nacional de Segurança Pública nos próximos 90 dias. Este efetivo será utilizado em missões que podem acontecer em qualquer parte do país e até mesmo na Copa do Mundo de Futebol.
Antes do embarque, os policiais foram recebidos pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Fernando Luiz Brum Prettz. “Eles serão os representantes de Rondônia, nos próximos meses, na Força Nacional. Neles depositamos inteira confiança. Desejei ao grupo felicidade em suas missões”, disse o comandante geral.
Durante a audiência, o coronel Prettz informou que Rondônia terá um Batalhão da Força Nacional Pública, que vai abrigar três companhias. Isto significa que, sempre que houver necessidade, do Estado serão remanejadas as tropas para toda região.
Em abril deste ano, 80 policiais militares de Rondônia concluíram o curso chamado Instrução de Nivelamento de Conhecimento – INC que os capacita para que integrem a Força Nacional de Segurança.
Elite
A Força Nacional de Segurança Pública foi criada no âmbito do Ministério da Justiça em agosto de 2004 e a qualificação de pessoal acontece através da Instrução de Nivelamento de Conhecimento. Seus instrutores são selecionados nos quadros da Polícia Federal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O uso da Força faz parte de um acordo de cooperação federativa, previsto no Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e ocorre em situações emergenciais ou quando é detectada a urgência de reforço na área de segurança pública a pedido dos governos estaduais
A Força Nacional recruta policiais dos batalhões de operações especiais dos estados para serem treinados na Academia Nacional da Polícia Federal (ANP). Quando não estão atuando em alguma missão, continuam em suas regiões, repassando os conhecimentos aos colegas, como forma de também qualificá-los.
Decom – Governo de Rondônia
DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM