Em eleição realizada neste domingo, 1°, os Pimenteirenses foram às urnas para definir os 5 conselheiros tutelares que atuarão no atendimento às crianças e adolescentes em situação de violação de direitos.
Moradores do Município de Pimenteiras do Oeste/RO; exerceram seu direito de cidadão e votaram neste domingo (01/10) e elegeram os 5 conselheiros tutelares que exerceram o cargo no mandato de 2024 a 2028. Foi um dia de eleição unificada, com todas as cidades brasileiras escolhendo seus representantes para essa importante função.
A eleição em Pimenteiras contou com a participação de um total de 808 eleitores, e a votação aconteceu na Escola de Ensino Estadual Inácio de Castro, no Centro de Pimenteiras.
Foram 18 candidatos concorrendo a 5 vagas, e a apuração começou logo depois que as urnas eletrônicas foram fechadas, ás 17 horas.
Uma das maneiras de proteger uma criança que sofre de maus tratos é acionar o Conselho Tutelar, órgão que deve estar sempre em alerta para coibir qualquer ameaça ou violação aos direitos da criança e do adolescente. Desta forma, é de suma importância que os conselheiros tutelares sejam pessoas capazes de realizar esse trabalho com coerência, responsabilidade e comprometimento.
O Conselho Tutelar é um instrumento nas mãos dos cidadãos para zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação. Em Pimenteiras, dados apontam como principal ocorrência os conflitos familiares, seguidos de violência sexual e negligência.
“Não podemos fechar os olhos para os problemas, temos sim, que fortalecer as políticas públicas voltadas para atender essa demanda e buscar oferecer segurança para nossas crianças, e para isso, o Conselho Tutelar tem papel fundamental, daí a grande importância de eleger com consciência os conselheiros tutelares”.
CONFIRA O NÚMERO DE VOTOS DE CADA CANDIDATO DA ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS TUTELARES
ELEITOS:
1° Luzia 95 – votos
2° Vanessa 90 – votos
3° Deisielli 76 – votos
4° Andreia 62 – votos
5° André Penha 62 – votos.
É importante destacar que, embora a Justiça Eleitoral (por meio do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE) tenha fornecido as urnas eletrônicas, a apuração dos votos para conselheiros tutelares é de responsabilidade de cada município.
O cidadão brasileiro não é obrigado a votar para conselheiro tutelar, podendo se abster da votação, sem ter de justificar a ausência.
No entanto, especialistas afirmam que a participação na escolha é importante, já que a função de conselheiro tutelar tem grande importância na proteção de crianças de todas as cidades brasileiras.
A eleição dos membros do Conselho Tutelar teve apoio da Prefeitura de Pimenteiras, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, com fiscalização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Ministério Público (MP/RO).
Fonte: Por Redação do Hoje Rondônia