Gerar emprego e trabalho decente para combater a pobreza e as desigualdades sociais, este será o tema central da 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente – CEETD. O encontro será aberto na manhã desta quinta-feira (1), no auditório do Rondon Palace Hotel, Av. Jorge Teixeira, 491, em Porto Velho. As inscrições podem ser feitas no local, a partir das 8h30, horário de início do encontro, que vai até sexta, dia 2.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) e responsável pela organização do evento, Edson Vicente, este será “um momento único para que representantes dos três segmentos envolvidos – trabalhadores, empresários e governo – possam debater pontos relacionados à geração de empregos e renda e à redução das desigualdades sociais”.
A Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente foi convocada pelo Governo do Estado de Rondônia, através do decreto nº 16.217, de 23 de setembro de 2011, e terá a participação dos representantes dos trabalhadores, do governo, dos empregadores, da sociedade civil organizada e do público em geral.
O evento vai reunir delegados credenciados e tem como objetivo envolver representantes do governo, trabalhadores e a classe patronal, para discutir temas como: geração de empregos com proteção social, erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil, proporcionando o fortalecimento do diálogo social nas três classes envolvidas, e assim ser um evento tripartite.
As inscrições para governo, trabalhadores, empregadores e outras entidades acontecerão no dia 1º de dezembro, das 8h30 as 11h00, no local do evento. O encontro é preparatório e elegerá 20 delegados para a 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente – CNETD, que será realizada em maio de 2012, em Brasília.
Trabalho decente
O trabalho decente é compreendido como o trabalho produtivo, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança e capaz de garantir vida digna. Seu conceito se apoia nos quatro objetivos estratégicos definidos no marco da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que são: o respeito às normas internacionais do trabalho; a promoção do emprego de qualidade; a extensão da proteção social; e o diálogo social.
DECOM/GOVERNO/RO.
Fonte/hojerondonia.com.