O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), confirmou que os deputados estaduais irão se reunir na tarde desta terça-feira (6) com o governador Confúcio Moura (PMDB), para discutir o projeto do Executivo que visa a implantação da gestão compartilhada na saúde, através das Organizações Sociais (OS).
“Vamos debater diretamente com o governador o projeto com mais profundidade, para que fiquem esclarecidos pontos ainda obscuros, como as garantias aos servidores e principalmente aos usuários da saúde pública estadual”, disse Hermínio.
Na última semana, o presidente do Legislativo Estadual se reuniu com sindicalistas e servidores da Saúde, quando foi debatida a apresentação de um projeto alternativo para apresentar ao Governo, em substituição ao projeto das Organizações Sociais, proposto pelo Executivo.
“Na semana passada, tive um rápido encontro com o governador e expus a minha proposta: que o Governo retirasse a matéria da pauta da Casa, para que ela fosse analisada melhor com todos os envolvidos no assunto retornando à Assembleia no começo do próximo ano Legislativo”, afirmou Hermínio.
Além da lei das OS, os deputados e o governador devem discutir temas como o Orçamento de 2012, superior a R$ 6 bilhões, liberação de emendas e o fechamento do ano Legislativo com todas as matérias votadas.
A matéria vai ser colocada na pauta de votação na sessão da Assembleia nesta terça-feira. Na primeira votação, na sessão do último dia 29, deputados contrários ao projeto obstruíram regimentalmente a votação. Até que seja votado o projeto, a pauta de votação da Casa fica trancada.
Coelho disse esperar que o governador apresente na reunião desta terça alguma alternativa aos parlamentares e à sociedade para o setor de saúde. “Será que é somente esse projeto de terceirização, através das tais OS que pode fazer com que a saúde em Rondônia funcione?”, questionou.
DECOM/ALE/RO.
Fonte/hojerondonia.com