Portaria foi publicada nesta terça-feira (14). O pedido foi feito pelo Governo de Rondônia, após a morte de um policial militar e o incêndio de três ônibus. Força Nacional — Foto: Divulgação: Jamile Ferraris/MJSP
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou o envio da Força Nacional para combater o crime organizado em Porto Velho. A portaria nº 853/2025, foi publicada nesta terça-feira (14).
De acordo com o MJSP, o efetivo vai atuar por 90 dias, em apoio aos órgãos de segurança pública estaduais. Segundo o comandante da Força Nacional, Major Willian, cerca de 60 agentes já estão atuando em Porto Velho e o restante deve chegar em breve. O pedido foi feito pelo Governo de Rondônia, após uma série de ataques a policiais e ao transporte público de cidades do estado.
Na tarde de segunda-feira (13), uma megaoperação foi iniciada no conjunto habitacional Orgulho do Madeira, em Porto Velho. Foram realizadas quatro prisões e uma pessoa foi morta ao resistir à prisão, segundo a Polícia Militar (PM).
De acordo com a PM, a operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura II” foi desencadeada para conter o crime organizado. Durante a ação, a PM realizou abordagens, cumpriu mandados de prisão e efetuou apreensões em diversas residências no conjunto habitacional.
A Polícia Militar informou que conta com o apoio de outras instituições de segurança, no controle em pontos identificados como possíveis rotas de fugas.
Entenda o cenário
Uma guerra se formou entre o Comando Vermelho e a Polícia Militar nas últimas semanas. No domingo (12), o cabo da Polícia Militar, Fábio Martins, morreu com seis tiros na cabeça dentro do residencial Orgulho do Madeira, onde morava.
Segundo a PM, os ataques são retaliações às operações contra crimes no residencial Orgulho do Madeira, área dominada pela facção localizada na zona Leste da capital de Rondônia. No local, vivem cerca de 15 mil pessoas em apartamentos entregues pelo governo.
A capital ficou sem transporte coletivo depois que os suspeitos incendiaram cerca de três ônibus, incluindo um que atendia o Orgulho do Madeira.
Fonte: Por g1 RO