A principal forma de prevenção ao câncer de colo de útero é a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), infecção sexualmente transmissível (IST), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
A Prefeitura do Município de Chupinguaia, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, promoveu na manhã deste sábado, 29 de março, a campanha Março Lilás, mês de dedicado à conscientização e combate ao câncer de colo do útero. As ações aconteceram na Escola Estadual Moacyr Caramello.
Durante o evento, as equipes de saúde realizaram orientações sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Além disso, foram oferecidos coleta de preventivos, exames preventivos, esclarecimentos, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B, C, Campanha de Vacina, sobre o vírus HPV, principal causador do câncer de colo do útero.
Também teve palestras com as temáticas a importância da coleta do preventivo e ISTs. Triagem dos pacientes com controle de HIPERDIA para o melhor acompanhamento da população com Hipertensão e Diabetes e consultas ginecológicas das pacientes que precisem de tratamento médico durante as coletas de preventivos.
De acordo com o Secretário de Saúde do Município, Osvaldo de Castro, esses serviços especializados para a saúde da mulher estão disponíveis durante todo o ano, mediante agendamento prévio. “A única exceção é o agendamento para a avaliação com o ginecologista, psicólogo e serviço social”, explicou.
Osvaldo de Castro, reforça a importância dessas ações contínuas. “A oferta de serviços especializados para a saúde da mulher no município de Chupinguaia, como exames preventivos e mamografias, é essencial. Essas iniciativas não apenas promovem a prevenção, mas também possibilitam a detecção precoce de doenças, assegurando um cuidado integral e humanizado à saúde feminina”.
Para o Prefeito do município Dr. Wesley Araújo (PP), esse é o terceiro câncer, mas frequentes entre a população feminina no município e no Brasil e a quarta causa de morte entre o mesmo público. Dr. Wesley Araújo, explicou que apesar de ser uma doença silenciosa, o câncer de colo de útero é prevenível.
“Nós sabemos que a coleta do Preventivo pode salvar vidas. Para essas mulheres, que enfrentam desafios diários para acessar serviços de saúde, é essencial que a rede pública crie estratégias inclusivas, oferecendo atendimento humanizado, itinerante e acessível. Nosso compromisso é assegurar que nenhuma mulher fique sem a oportunidade de cuidar da própria saúde, independentemente de sua condição social”, disse o prefeito Dr. Wesley.
Fonte e Fotos: Wilmer G. Borges/Da Redação do Hoje Rondônia