Quilombo


Tecnologias sobre sistema de criação de tambaqui e sobre consórcio entre milho segunda safra e capim serão apresentadas na COP30


O sistema de tanques-rede é uma grande oportunidade para a produção nacional de pescado

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) apresentará duas tecnologias durante a COP30, que acontece em Belém-PA entre 10 e 21 de novembro. São resultados de seus dois núcleos temáticos de pesquisa: um que foca em aquicultura e em pesca; outro em sistemas agrícolas específicos para os Cerrados da região Centro-Norte do país.

O sistema de criação de tambaquis em tanques-rede em pequena escala é um conjunto validado de práticas de manejo com a principal espécie nativa brasileira num sistema de produção que apresenta grande potencial. São questões como densidade ideal de estocagem, volume adequado do tanque-rede e manejo alimentar correto (com a quantidade ideal de ração e nos momentos necessários) que, reunidas, possibilitam ganhos ao piscicultor.

Esse pacote de indicações técnicas é recomendado para piscicultores que fazem a comercialização de sua produção diretamente com o consumidor final. Ou seja, sem atravessadores ou empresas que participam da cadeia produtiva e que, muitas vezes, acabam fazendo com que o lucro do piscicultor seja menor que o possível. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Bom Peixe, associação de pequenos piscicultores de Palmas. Mais informações em https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/10109/sistema-de-criacao-de-tambaquis-em-tanques-rede-em-pequena-escala.

Já o Consórcio Certo Matopiba agrega tanto tecnologias de domínio público como tecnologias recomendadas para a última grande fronteira agrícola brasileira, atualmente responsável por mais de 11% da produção nacional de grãos, com tendência de aumento. Os Cerrados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia são áreas que apresentam desafios específicos para a produção agropecuária que a pesquisa vem, aos poucos, entendendo melhor e vencendo.

O foco é no manejo da adubação nitrogenada para o consórcio entre o milho segunda safra e o capim. Aspectos como a época recomendada de plantio e a população adequada de plantas em ambas as culturas também são considerados no Consórcio Certo Matopiba. Essa tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba-SP. Mais informações em https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/9288/consorcio-certo-matopiba-recomendacoes-da-adubacao-nitrogenada-para-o-consorcio-milhocapim.

Fonte: Por Clenio Araujo/Embrapa Pesca e Aquicultura

spot_img
Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?