Quilombo


SEMED de Chupinguaia lança biblioteca itinerante para escolas municipais


Biblioteca itinerante leva a leitura a alunos de escolas que não possuem biblioteca própria ou que estão em áreas remotas e de difícil acesso

Foi lançada na manhã desta terça-feira 4 de novembro de 2025, na reunião dos gestores, que aconteceu na sede do município, a biblioteca itinerante. A prefeitura do município de Chupinguaia, junto a Secretaria Municipal de Educação, através da administração do prefeito Dr. Wesley Araújo (PP), criou uma biblioteca itinerante para as escolas municipais, com o objetivo de levar livros e o incentivo à leitura para alunos de todas as escolas municipais da região do município. O projeto geralmente opera através de um veículo (como uma van ou ônibus) que visita diferentes escolas em horários pré-determinados. Os alunos podem ter acesso a obras de literatura infantil e juvenil e se engajar em atividades de leitura, que podem incluir discussões, oficinas e empréstimo de livros.

Com o objetivo de fortalecer a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais e finais da rede municipal de ensino, além de promover e incentivar a leitura, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, adquiriu recentemente com recursos próprios acervos bibliográficos com cerca de 1000 livros de literatura, com três coleções de 300 livros de cada, voltados a diferentes faixas etárias. O investimento foi de aproximadamente R$ 24,400 mil.

Segundo a secretária da pasta, Maria Cândida Gurgel, a iniciativa busca oferecer aos estudantes acesso a materiais atualizados, diversificados e de qualidade. “A literatura é uma ferramenta poderosa de transformação. Ao garantir o acesso aos livros, estamos ampliando o horizonte dos alunos, além de oferecer um excelente material de apoio para o trabalho pedagógico dos professores”, destaca.

A administração municipal, reforça a aquisição e o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade, voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes.

O prefeito Dr. Wesley Araújo ressalta a importância de estimular a leitura desde cedo. “Isso é responsabilidade dos pais, professores e também do poder público, em iniciativas como esta. Quem lê, compreende melhor o mundo e a sua própria realidade, sabe interpretar o que acontece a sua volta e desenvolve melhor senso crítico. E é de pessoas assim que o mundo precisa”, enfatizou o prefeito.

Fonte: Por Wilmer G. Borges/Assessor de Imprensa


spot_img
Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?