Suspeitos ocupavam ilegalmente a área e dividiam lotes da Terra Indígena Igarapé Lage, como se fossem propriedades particulares. TI fica localizada entre Nova Mamoré (RO) e Guajará-Mirim (RO). Operação Lage em Chamas — Foto: PF
A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (10) uma operação na Terra Indígena Igarapé Lage, para investigar um grupo criminoso que ocupava ilegalmente a área e promovia desmatamento em larga escala. Além disso, há indícios de que os suspeitos tenham incendiado a casa de uma família indígena para expulsá-los da região.
📍A Terra Indígena Igarapé Lage fica localizada entre Nova Mamoré (RO) e Guajará-Mirim (RO). O território foi demarcado em 1981 e é de uso exclusivo das comunidades que vivem ali. Atualmente, cerca de mil indígenas da etnia Wari’ estão distribuídos em mais de seis aldeias.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso ocupava ilegalmente a área e dividiu aproximadamente 70 quilômetros quadrados em 100 lotes, como se fossem propriedades particulares. Desde o fim de 2022, segundo a PF, mais de 800 hectares já foram desmatados na região.
Sobre o ataque à casa da família indígena, a PF informou que, em agosto de 2024, sete indivíduos encapuzados invadiram o território, efetuaram disparos de arma de fogo e incendiaram a residência e uma motocicleta, obrigando a família, que incluía crianças, a fugir do local.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/4/r/rnjGoiSCeqgyjFwvHtdQ/imagem-do-whatsapp-de-2025-12-10-a-s-14.04.08-5bc3632d.jpg)
Operação Lege em Chamas — Foto: PF
A ação recente cumpriu cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal dentro do território. Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma.
Os investigados poderão responder por crimes relacionados à ocupação ilegal da área, ao desmatamento, à associação criminosa e ao ataque contra a família indígena.
Fonte: Por g1 RO



