Quilombo


Município de Chupinguaia terá neste ano de 2026 a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)


Realização do exame amplia as oportunidades para estudantes da região que buscam acesso ao ensino superior

O município de Chupinguaia, na gestão do prefeito Dr. Wesley Araújo (PP), contará com a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), facilitando o acesso dos estudantes da região a uma das principais portas de entrada para universidades públicas e privadas do país.

A realização das provas no próprio município representa uma conquista para os estudantes, que terão mais comodidade e poderão evitar deslocamentos para outras cidades durante os dias de aplicação.

O Enem é utilizado como critério de seleção em diferentes programas de acesso ao ensino superior, além de possibilitar a participação dos candidatos em iniciativas educacionais do Governo Federal.

A definição do município como local de aplicação do exame também contribui para fortalecer a educação e ampliar as oportunidades para os jovens que desejam ingressar em cursos de graduação.

A expectativa é de que a realização do Enem no município beneficie estudantes locais e de localidades próximas, fortalecendo o acesso à educação superior.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Além de avaliar os conhecimentos adquiridos ao longo da educação básica, o exame possibilita aos estudantes o acesso a universidades públicas e privadas, programas de bolsas de estudo e outras oportunidades educacionais.

Neste ano, o município de Chupinguaia terá, pela primeira vez, um local de aplicação do ENEM no próprio município, representando uma importante conquista para os estudantes e para toda a população. As provas serão realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Moacyr Caramello, nos dias 08 e 15 de novembro de 2026.

Capacitação de professores para a aplicação do ENEM

Como parte da preparação para garantir uma aplicação organizada e de qualidade, neste sábado, dia 15 de agosto, a Coordenadora Municipal Joelma Daiane Ribas, Assistente de Coordenação Gislaine Raquel Nogueira juntamente com a Coordenadora Local Letícia Nogueira de Oliveira, participarão de uma capacitação para aplicação do ENEM, na cidade de Cacoal.

A capacitação é fundamental para preparar as profissionais para os procedimentos necessários durante a aplicação do exame, garantindo que todas as orientações e normas sejam seguidas de forma adequada e contribuindo para uma aplicação segura, organizada e tranquila.

A chegada do ENEM a Chupinguaia representa um avanço importante para a educação do município. Ter o exame realizado na própria cidade significa aproximar oportunidades, facilitar o acesso ao ensino superior e contribuir para que mais jovens possam continuar seus estudos e construir novas perspectivas para o futuro.

A Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação reforça seu compromisso com a educação e com a criação de condições que favoreçam o acesso dos estudantes às oportunidades educacionais.

Fonte: Por Wilmer G. Borges | Assessor de Imprensa


spot_img
Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?