Há dois anos o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia (Crea-RO), engenheiro civil, Nélio Alencar, iniciou sua gestão com a missão de transformar o Conselho em um órgão mais atuante, promovendo a contínua valorização e qualificação dos colaboradores, conselheiros e profissionais, consolidando o compromisso com a responsabilidade socioambiental e agregando a tecnologia aos serviços prestados pelo o Conselho. “São dois anos de trabalho e, com ele, a certeza de que muito avançamos. Desde o início buscamos implantar ações que visem o aperfeiçoamento na fiscalização e no aprimoramento dos profissionais registrados no Sistema Confea-Crea e Mútua. O Crea Rondônia, hoje, é mais participativo na busca pelas as soluções dos problemas que afligem nosso Estado, como transporte, saneamento, saúde e habitação”, disse Nélio Alencar.
Convênios
A extensão da área de atuação do Conselho também é realizada através dos convênios de cooperação firmados com as prefeituras e os demais órgãos públicos, a fim de coibir o exercício ilegal das profissões, aperfeiçoar a sistemática de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e fomentar o intercâmbio de informações. Até o momento, o Conselho firmou mais de 30 convênios e termos de cooperação técnica. Pode-se destacar o convênio firmado com a Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Rondônia (OAB-RO), que tem como objetivo conjugar esforços para promover o desenvolvimento de sistemas de controle no âmbito do urbanismo, meio ambiente e obras civis de qualquer porte.
Outro termo firmado é entre o Conselho e o Ministério Público do Trabalho que visa à redução dos altos índices de acidentes graves e fatais decorrentes de ricos de natureza elétrica, verificados na indústria da construção civil no Estado. Foi firmado ainda, um termo de cooperação com a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OERN) que tem como objetivo fortificar as relações entre o Crea-RO e a OERN, potenciar e apoiar as relações nacionais de Portugal e do Brasil no reconhecimento profissional, promover a interligação entre a comunidade e as Instituições, cooperar para a educação, formação, qualificação e conhecimento da engenharia.
Meio Ambiente
O Projeto Viveiro Cidadão, desenvolvido pela ONG Ecoporé e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, também conta com o apoio do Conselho. Este projeto tem como meta recuperar áreas degradadas na região nos municípios de Rolim de Moura, Castanheiras e Novo Horizonte por meio de recuperação de matas ciliares, sistemas agroflorestais e agrosilvopastoris, ações de educação ambiental, comunicação social e pesquisas. “É preciso alertar e conscientizar a população sobre a importância da preservação das áreas de matas ciliares” salientou Nélio Alencar.
Fiscalização
Outra meta da atual gestão é intensificar a fiscalização das atividades ligadas à Engenharia e Agronomia em todo o Estado, coibindo assim, o exercício ilegal destas profissões. Para isso, o Crea Rondônia implantou mais um ponto de fiscalização no município de São Miguel do Guaporé que se estenderá ainda as seguintes localidades: Alvorada do Oeste, Nova Brasilândia, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques. Renovar a frota de veículos do departamento de fiscalização também é objetivo desta administração. “A intenção é oferecer as melhores condições de trabalho aos fiscais para que eles possam garantir um serviço de qualidade à sociedade. Atualmente, o Conselho conta com 22 veículos em sua frota, sendo a metade composta por veículos novos”, disse Alencar.
A Caneta Digital também é uma ferramenta implantada nesta administração e tem como finalidade facilitar os trabalhos dos fiscais e tornar eficiente os lançamentos das informações diretamente no sistema tecnológico do Conselho. “Os relatórios gerados em campos só eram possíveis através da escrita manual. Depois, eram transferidos para os arquivos digitais, causando riscos à qualidade da informação e a demora no envio de dados. Com esta nova tecnologia as informações de campo serão lançadas em tempo real”, disse Alencar.
Congresso Projetos Sustentáveis
No dia 06 de Agosto de 2013, o Conselho completou trinta anos atuando e em comemoração a data o Regional realizou uma série de atividades, entre elas, o Congresso Projetos Sustentáveis. Esteevento trouxe renomados estudiosos do país para exporem seus conhecimentose dessa forma, ajudar na composição de um modelo de desenvolvimento que está sendo gerados por engenheiros, gestores públicos e privados, universitários e futuros profissionais do Estado.
CreaJovem-RO
O programa CreaJovem-RO também foi reativado pela a atual diretoria. Ele tem o intuito de colaborar com a formação do aluno, conscientizando quanto ao papel das profissões junto à sociedade, orientando-o para a conduta ética e responsável na futura profissão e facilitando o entendimento da dinâmica do exercício profissional. O programa funciona com o sistema de cadastro no banco de dados do Conselho, propiciando aos estudantes de cursos de nível médio técnico e superior abrangido pelo Sistema do Confea/Crea e Mútua o entendimento da realidade dos profissionais rondonienses no desenvolvimento do exercício das profissões.
Sede das Entidades de Classe
A iniciativa do presidente Nélio Alencar em acomodar o conjunto de entidades no mesmo espaço físico partiu-se da necessidade de unificar e fortalecer as entidades de classe ampliando sua participação e colaboração nas ações estratégicas e decisões do Conselho estimulando cada vez mais a valorização profissional. A sede conta com um amplo espaço totalizando 14 cômodos.
Atendimento Online
Já está em operação o atendimento via online criado pelo departamento de informática do Conselho. O objetivo é facilitar a vida do profissional proporcionando maior comodidade e utilizando esses serviços em qualquer lugar que tenha o acesso a rede mundial de computadores, sem a necessidade de deslocamento até a sede. O atendimento online tem os mesmos serviços e procedimentos como registros de certidões, registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), auto de infração e serviços de emissão de boletos, entre outros.
A medida faz parte do plano de gestão do presidente Nélio Alencar de inovação e tecnologia, implantado desde o início do seu mandato. “O objetivo é fazer com que o Crea seja tecnologicamente correto. Nós já implantamos a digitalização dos processos, a fiscalização eletrônica nas obras, o Plenário Virtual e, agora, o atendimento online”, disse Nélio Alencar.
Gestão homenageada
Na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) o presidente Nélio Alencar recebeu uma placa em homenagem aos trinta anos do Conselho e pela a capacidade dos profissionais de gerar e aplicar conhecimentos científicos e técnicos adequada a uma agricultura racional e integrada à produção vegetal e animal, desenvolvendo a consciência social, econômica e cultural, orientando a comunidade e contribuindo, sobretudo, para a melhor qualidade de vida da população rondoniense. “É muito salutar receber mais uma homenagem em nossa gestão. O Crea está mais ativo e operante em todo o Estado e também em todo o país”, disse Nélio. Outro prêmio recebido pelo o presidente foi a outorga de Título Honorífico na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALE-SP). O título foi atribuído às ações e trabalho em prol do desenvolvimento da engenharia de segurança do trabalho no Estado de Rondônia, sendo um reconhecimento pela a notória coragem, determinação, perseverança e sacrifício ao trabalho desenvolvido.
Engenharia Pública
O Projeto de Engenharia Pública do Crea-RO disponibiliza 10 modelos de projetos com medidas entre 40 a 70 metros quadrados. “Eles são doados às famílias com terreno não edificado respeitando o Código de Postura e o Código de Obras do Município. Os projetos já estão elaborados, basta escolher. A intenção é apresentar a Engenharia Pública do Crea para todos os municípios de Rondônia”, disse Nélio Alencar. Outra finalidade da Engenharia Pública é otimizar e qualificar o uso e o aproveitamento racional do espaço edificado e de seu entorno, formalizar o processo de edificação, reforma ou ampliação da habitação perante o poder público municipal e outros órgãos públicos, evitar a ocupação de áreas de risco e de interesse ambiental, propiciar e qualificar a ocupação do sítio urbano em consonância com a legislação urbanística e ambiental.
Carreira de Estado
A busca pela a defesa da valorização das profissões de engenheiros e agrônomos como sendo carreiras essenciais e exclusivas de Estado, quando realizadas por servidores públicos efetivos federais, estaduais e municipais é outro objetivo do presidente do Crea-RO. A Frente Parlamentar em defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura reúne mais de 200 parlamentares e acompanha de perto o trâmite de Projetos de Lei de interesse da sociedade brasileira, entre eles, 40 que alteram a regulamentação profissional.
Tecnologia da Informação
A videoconferência foi uma medida adotada pela administração visando minimizar a distância dos colaboradores das inspetorias localizadas no interior do Estado ao proporcionar cursos, palestras, treinamentos à longa distância. A digitalização dos processos é mais uma ação implantada que permite o gerenciamento automatizado de processos, minimizando recursos humanos, aumentando produtividade, agilidade no fluxo de informações, redução de custos com cópias, economia de papel, entre outros benefícios.
O Plenário Virtual é outra iniciativa ousada do atual presidente, onde permite que as votações sem que os conselheiros estejam presentes fisicamente, proporcionando maior agilidade na análise dos processos.
“Novos desafios virão em 2014 e buscaremos garantir mais segurança à sociedade com projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, convênios que permitam gerar um maior conhecimento ao profissional ligado ao Sistema tendo sempre a tecnologia como uma aliada. Gostaria ainda, de renovar o desejo de que você e sua família tenham saúde, amor, paz, sabedoria e que o próximo ano seja repleto de conquistas e realizações”, finalizou Nélio Alencar.