AEROPORTO DE CACOAL: TRIP já está instalada em Cacoal

“A TRIP Linhas Aéreas já está com suas instalações conclusas para operar voos em Cacoal. A implantação do boxe para o chek-in, sala para execução de serviços operacionais, logística, além da seleção e a contratação de pessoal para trabalhar nos guichês”. A informação é do deputado federal, Nilton Capixaba (PTB/RO), que está acompanhando os detalhes finais para que Cacoal e região comecem ser atendidas com voos para todo o Brasil.

De acordo com o parlamentar, o voo da aeronave ATR, com capacidade para 45 a 48 passageiros, já está confirmado para Cacoal. Os representantes da empresa Trip já conseguiram a autorização da Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, para operar voos no Aeroporto Capital do Café. Também foi assinado o contrato entre a TRIP e o Governo do Estado para incentivo fiscal sobre o ICMS para o abastecimento das aeronaves que operararão nos aeroportos do Estado.

A autorização concedida pela ANAC regulamenta todas as operações aéreas  realizadas pelas empresas aéreas. Esta autorização é dada após a Agência analisar as capacidades de infraestrutura aeroportuária e de espaço aéreo. É conhecida no segmento aeroportuário pela denominação HOTRAN.

Capacitação

Nesta terça-feira, 15, no feriado da Proclamação da República, a comunidade aeroportuária de Cacoal e Ji-paraná foi contemplada com curso de capacitação para Agentes de Proteção da Aviação Civil.

O curso, ministrado pela empresa Ares Brasil, sediada no Rio de Janeiro, serve para preparar profissionais habilitados para exercer a proteção da aviação civil contra atos de interferência ilícita, nas atividades de inspeção de passageiros, tripulantes, bagagem de mão e pessoal de serviço; inspeção de bagagem despachada; proteção de aeronave estacionada; verificação de segurança de aeronave (varredura); proteção de carga e outros itens; controle de acesso às áreas restritas de segurança e patrulha móvel da área operacional.

Fatos históricos sobre o Aeroporto de Cacoal

O Aeroporto de Cacoal começou a ser projetado no ano de 2000, quando o deputado federal Nilton Capixaba, esteve em audiência com o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Na oportunidade, Capixaba apresentou um projeto para construção de um aeroporto. O parlamentar enfatizava que o munícipio era uma cidade pólo e o progresso era latente nos próximos anos. Onde se via apenas mata e pastagem se tornou o maior aeroporto da região norte do Brasil.

Vale ressaltar que o ex-prefeito Divino Cardoso, juntamente com sua equipe, fez o projeto para entregar no COMAR de Manaus, Comando Aéreo Regional, tendo total apoio da Câmara Municipal de Cacoal e a certeza de que Capixaba aplicaria os recursos, provenientes de emenda parlamentar, para construção do tão sonhado aeroporto. No ano de 2001, a ex-prefeita Sueli Aragão deu continuidade ao projeto para construção do aeroporto. Conseguiu a liberação junto ao poder legislativo municipal para comprar o terreno onde se localiza o aeroporto. Basílio Taxista, Nério Bianchini e membros da família Góis eram os donos do terreno.

Segundo dados do DER, Departamento de Estradas e Rodagens, no ano de 2002, esta obra começou a ser construída. Em dezembro de 2004 foi encerrada a pista de pouso e decolagem, medindo 45 x 2.100 metros. Em 2008 foram executados a pista de táxi e o pátio de aeronave. Nos três pavimentos foram utilizados quase 14 mil metros cúbicos de massa asfáltica. Entre 2008 e 2009 foi construído o terminal de passageiros, com capacidade para 150 pessoas; com espaço para quatro empresas de transportes, além de área de espera e lanchonete.

O aeroporto de Cacoal, iniciado em 2002 e concluído em 2010, contou com investimentos na ordem de 20 milhões de reais. Os equipamentos instalados, como a esteira de bagagens, detector de metal, câmeras de segurança, alojamento para os bombeiros, caminhão de combate a incêndio, já estão nas depêndencias do aeroporto para proporcionar segurança e o bom funcionamento do empreendimento. A obra inclui o estacionamento, o saguão e as obras de paisagismo. A pista com 2.100 metros é maior que a do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o que deve possibilitar segurança para pousos e decolagens.  Moderno e funcional, o aeroporto de Cacoal é a prova definitiva de que, em Rondônia, o progresso chega voando.

Reconhecimento

Nilton Capixaba enfatiza que seu trabalho não teria êxito sem o apoio dos parceiros como os Ex-governadores, José Bianco, Ivo Cassol e Confúcio Moura (atual), Ex-prefeitos, Divino Cardoso, Sueli Aragão e Franco Vialetto (atual), os vereadores de Cacoal, os membros da COPAHRC, Comissão Pró Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal, na pessoa do professor Ismael Cury, Governo Federal, a sociedade organizada, clubes de serviços e o empenho das autoridades que contribuiram para doação do terreno.

“Agradeço o apoio de todos que, junto comigo, deram o máximo para que esta obra fosse concretizada. O sonho projetado há 11 anos está se tornando realidade graças ao apoio dos parceiros. Capixaba fez questão de enfatizar o apoio da COPAHRC, comissão que luta pelas grandes obras de Cacoal, a citar o Aeroporto e o Hospital Regional de Cacoal. Passamos por muita humilhação, mas valeu à pena. Para entregar mais uma grande obra à população de Rondônia passaria por todas as dificuldades novamente” destacou.

De acordo com o deputado, a TRIP e sua assessoria estão trabalhando para que os primeiros voos aconteçam o mais breve possível. Cacoal entrará na rota do crescimento econômico. As normas da Anac são bastante rígidas e foram cumpridas a risca. O mais breve possível será divulgada a data do voo inaugural da TRIP em Cacoal. A população será convidada a participar desta grande festa.

Além de Cacoal, quem ganha com esta obra é a população que reside nos municípios de São Miguel, São Felipe, Parecis, Santa Luzia, Alto Alegre, Seringueiras, Primavera de Rondônia, Espigão, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Ministro Andreazza, dentre outros.

A simplicidade do homem do campo e a vontade de superar os limites dentro da Câmara dos Deputados fizeram de Nilton Capixaba uma liderança reconhecida a nível nacional, no primeiro e no segundo mandato, como o parlamentar de maior destaque no País e que mais trabalhou pelo povo do Estado de Rondônia.

Autor: Paulo Henrique Silva

Fonte: assessoria de imprensa / Site Rondoniainfoco.

hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?