AEROPORTO DE VILHENA SERÁ ALTERNATIVO PARA CUIABÁ DURANTE A COPA

Nos dias de jogos, as aeronaves que posariam na capital matogrossense poderão descer em Vilhena…

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) apresentou nesta quinta-feira, 15, ao Grupo Executivo da Copa (Gecopa) a lista dos aeroportos alternativos que poderão ser usados durante a realização da Copa de 2014. Ao todo, as 12 cidades-sedes terão 50 aeroportos de destino e outros 42 alternativos. O aeroporto Brigadeiro Camarão, de Vilhena, está entre os alternativos.

A informação foi recebida com otimismo pela administração municipal que tem realizado grandes investimento no aeroporto local. Vilhena aparece como aeroporto alternativo para Cuiabá nos dias de jogos na capital matogrossense, sendo autorizada a receber vôos de categoria geral (particulares e domésticos). “Nosso aeroporto tem passado por profundas transformações, desde que a cidade está sob o comando do prefeito Zé Rover, isso porque há uma visão de que investir no terminal de aviação é investir na imagem da cidade junto aos seus visitantes”, alegou o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Eliar Negri.

O planejamento foi realizado em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa. Para a aviação regular, a SAC informou que os critérios de seleção de aeroportos públicos levaram em consideração atributos como distância da cidade sede dos jogos, e a existência de um terminal de passageiros e de uma pista de pouso com mais de 1,5 mil metros.

Os aeroportos alternativos poderão ser usados no caso de alguma condição meteorológica adversa ou por motivos de gerenciamento de locais para estacionamento. Os aeroportos nas cidades que estiverem sediando os jogos serão fechados com duas horas antecedentes à partida, e só serão reabertos duas horas após o fim do jogo.

No caso da aviação geral (voos executivos), foram selecionados aeródromos, públicos ou não, com raio de até 500 quilômetros de distância das cidades sedes. Além disso, foram observados ainda critérios como pista com mais de 1,3 mil metros. Há casos, no entanto, de aeroportos distantes até 1,2 mil quilômetros.

A lista apresentada ao Gecopa também é segmentada em aeródromos de destino e aeródromos alternativos, já prevendo um direcionamento de acordo com as características do voo: internacional, doméstico, aviação geral ou VIP (autoridades, delegações ou chefes de Estado).

Semcom

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM





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