A Assembleia Legislativa vai realizar no próximo dia 25 de outubro de 2012, sessão solene na cidade de Vilhena, para prestar homenagens às escolas que se destacaram no ranking do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e, ainda, aos alunos vencedores das olimpíadas de português e matemática.
O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e freqüente a sala de aula. O Ideb de uma instituição é apresentado numa escala de zero a dez. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota seis em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
Para se efetivar esta solenidade de homenagens a escolas, professores e alunos, foi apresentado pelo mesa diretora da Assembleia Legislativa, projeto de resolução, transferindo a sede do Poder Legislativo, no próximo dia 25 de outubro, para a cidade de Vilhena. Além disso, também foi suspensa a sessão ordinária do dia 24 de outubro, de modo a garantir o deslocamento de servidores e parlamentares.
Este projeto de resolução foi assinado pelos deputados: Hermínio Coelho, presidente; Maurão de Carvalho, primeiro vice-presidente; Lorival Amorim, segundo vice-presidente; Eurípedes Lebrão, primeiro secretário; Glaucione Rodrigues, segunda secretária; Marcelino Tenório, terceiro secretário; e Valdivino Tucura, quarto secretário.
O projeto de resolução teve o propósito de garantir o que determina o regimento interno, no que diz respeito a realização de sessão fora da sede do Poder Legislativo. A sessão solene deve acontecer em atendimento a requerimento de autoria da deputada Epifânia Barbosa (PT), aprovado no último dia 18 de setembro de 2012, com a finalidade de homenagear o Dia do Professor, assim como as escolas que foram destaques do Ideb e alunos vencedores das olimpíadas de português e matemática.
Autor: Paulo Ayres
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM