ALE-RO aprova auxílios a servidores da Sejus e cria o Dia do Agente Penitenciário e Socioeducador

Com a aprovação, ficou firmada a implantação do auxílio Fardamento a partir deste mês de novembro e o de Atividade Penitenciária em janeiro próximo…

Rolim de Moura – Rondônia  – A última quinta-feira (10) foi de comemoração para os servidores da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), após a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovar , durante sessão ordinária, duas matérias de interesse da Categoria: o  Projeto de Lei nº 299/11, que institui o dia do Agente Penitenciário e Socioeducador, e o Projeto de Lei nº 294/11, que cria os auxílios Fardamento, no valor de R$100, e o de Atividade Penitenciária, no valor de R$ 400.

A Assembleia Itinerante aconteceu com a Casa lotada em um auditório improvisado na sede da Igreja Assembleia de Deus Peniel, em Rolim de Moura, onde 15 matérias foram discutidas e aprovadas por um grupo formado por 13 dos 24 deputados estaduais. No público estavam várias autoridades políticas da região da Zona da Mata, além da expressiva participação dos servidores da Sejus.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários do Estado de Rondônia (Singeperon), Anderson Pereira, a aprovação dos dois projetos gerou grande contentamento para a categoria, que comemorou a conquista durante o término das votações. “Foi uma grande conquista obtida por meio de muito suor, sendo um paliativo à categoria que certamente vai ajudar financeiramente, haja vista que atualmente a classe possui um dos piores salários do país”, enalteceu Anderson.

A vitória foi acompanhada por cerca de 60 servidores da Sejus, alguns da Zona da Mata, outros da capital; entre eles o delegado regional do Singeperon, Airton José Gonçalves, agente penitenciário há dez anos. Ele  declarou que a aprovação representou um fôlego à categoria, contudo sem constituir o término da luta dos sindicalistas pelas melhores condições de trabalho. “O nosso sonho mesmo é a melhoria do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) e que continuaremos lutando para alcançar”, frisou.

Com a aprovação, ficou firmada a implantação do auxílio Fardamento a partir deste mês de novembro e o de Atividade Penitenciária em janeiro próximo.

Dia do Agente Penitenciário e Socioeducador

De autoria do deputado estadual Luizinho Goebel (PV), os servidores festejaram ainda a instituição do dia 19 de junho como o Dia do Agente Penitenciário e Socioeducador, também votado e aprovado por unanimidade entre os parlamentares presentes.

“É uma forma de demonstrar o nosso respeito e admiração pelos profissionais do Sistema Prisional que trabalham arduamente para cumprir o seu papel em uma das profissões mais arriscadas existentes no mundo”, declarou Luizinho.

Anderson destacou, além do deputado Luizinho pela proposta, o empenho do então deputado Jean Oliveira (PSDB) que vem acompanhando e prestando um grande serviço junto a categoria nas negociações com o Governo, e por último, após pedido do próprio sindicalista, a apresentação de uma emenda de urgência para incluir os socioeducadores na data comemorativa.

“Depois de muito diálogo e embate com os nossos governantes, vale ressaltar e reconhecer que o Governo fez valer o compromisso firmado com os servidores, e nesta linha pretendemos manter as conversações para garantir o maior anseio da categoria, que é o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS)”, disse o presidente do Singeperon.

A sessão foi encerrada com saldo positivo, na visão do presidente da Casa, deputado Valter Araújo (PTB), que cumpriu com o acordo firmado com o Singeperon, de por em pauta as matérias para votação o quanto antes. “Eles são grandes guerreiros e fizeram por merecer; só estamos retribuindo por tudo que fazem pela sociedade”, concluiu.

Assessoria (Fabiana Cortez – Rolim de Moura)

Fotos/Wilmer G. Borges.

Fonte/hojerondonia.com.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?