ALUNOS DO COLÉGIO OBJETIVO FAZEM TRABALHO VOLUNTÁRIO NA “OPERAÇÃO SORRISO”

Fim de ano, mês de dezembro, período de férias escolares. Crianças descansando e dormindo até mais tarde. Mas, não para alguns alunos do Colégio Objetivo que se voluntariaram em uma ação muito importante, a Operação Sorriso.

Essa ação, que acontece no Brasil inteiro, foi realizada também em Porto Velho nesta segunda-feira (8) e visa selecionar pacientes, da capital rondoniense e região, portadores de lábio leporino e fenda palatina. A Operação Sorriso é a maior ONG internacional dedicada a reunir médicos voluntários para operar gratuitamente o sorriso de crianças portadoras desses tipos de fissuras.

A aluna Talissa Nunes Lima (16 anos), 1º ano do Colégio Objetivo – Unidade II, foi uma das voluntárias da ação. “São tantas crianças que precisam, muitas estão apreensivas e minha parte aqui na ação é animá-las e tornar esse momento um pouco mais tranquilo”. Para a estudante, participar dessa ação junto ao Colégio Objetivo foi enriquecedor. “Ainda não tinha vivido essa experiência e gostei da oportunidade que o colégio nos ofereceu”.

A professora Luzinete Gomes, idealizadora da participação dos alunos na ação, se diz satisfeita em ver a participação dos alunos. “Ver que eles se disponibilizaram a vir como voluntários nos faz perceber o quanto nosso trabalho vale a pena”, ressaltou a professora.

Além de Talissa, outro aluno voluntário foi Matheus Cortegagna (17 anos), do 2º ano do Colégio Objetivo – Unidade II. Ele se voluntariou na ação para ser tradutor. “Alguns médicos que estão atendendo não falam Português, então, me inscrevi para ser tradutor e tem sido uma experiência incrível poder ajudar tantas pessoas”, relatou Matheus.

Projetos sociais

O Colégio Objetivo, por meio do programa Objetivo Social, também contribui com para o desenvolvimento da responsabilidade social entre os alunos e comunidade na qual está inserido, fato que ocorre por meio das disciplinas de Relações Humanas e Empreendedorismo, onde os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Médio participam de momentos que os fazem voluntários com algumas ações sociais.

A professora das duas disciplinas, Luzinete Gomes tem o projeto de Responsabilidade Social “Educar para Conviver, respeitando direitos e sentimentos do outro”, onde visa conscientizar os estudantes sobre o seu papel humano e social, “Os alunos aprendem na prática a se colocar no lugar do outro ser humano que necessita deste auxilio e este sente-se mais respeitado”, afirma Luzinete.

Sobre a ONG

A cada três minutos uma criança nasce com fissura. Incapaz de comer, falarcorretamente e sorrir, essa criança, já discriminada por sua condição social, se isola e perde a perspectiva de inclusão. Arrumar um namorado, um emprego, passar um batom passam a ter outro significado para quem carrega uma marca escancarada no rosto.

A Operação Sorriso é a maior ONG internacional dedicada a reunir médicos voluntários para operar gratuitamente o sorriso de crianças portadoras de lábio leporino e fenda palatina. É um trabalho que impacta diretamente a esperança das crianças pobres com fissuras no Brasil.

Ascom – Grupo Pellucio

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?