AM-RO INTEGRAM OPERAÇÃO ÁGATA 8 PARA SEGURANÇA EM FRONTEIRAS DURANTE COPA

Na Amazônia, mais de 10 mil homens das Forças Armadas integram ação. Países vizinhos devem colaborar com operação, diz Comando Militar…

A Operação Ágata 8 teve início neste sábado (10), no Amazonas. Mais de 10 mil homens das três forças armadas devem participar da ação que prevê reforçar a segurança das fronteiras do país durante a Copa do Mundo. A operação também oferece serviços cívico-sociais. Neste mês, três cidades do estado devem receber visitas das equipes.

Um dos objetivos da operação é impedir a entrada de pessoas ou grupos que possam atentar contra a segurança do país durante a Copa. A ação deve ser acompanhada por militares de outros países da região e até da Europa.

No total, 17 mil km de fronteira serão cobertos pela operação que é realizada pelo Ministério da Defesa. De acordo com o comandante militar da Amazônia, Guilherme Theóphilo Gaspar de Oliveira, a ação teve investimento de R$ 5 milhões. “É uma operação de integração que procura lutar contra crimes nas regiões fronteiriças”, disse.

Segundo Oliveira, a operação conta com apoio da nações vizinhas. Há cerca de um mês, os serviços de inteligência das forças armadas identificaram os principais crimes cometidos nas regiões de fronteira com outros países, como construção de pistas clandestinas de pouso, narcotráfico e garimpo ilegal. “Já entramos em contato com os países e acordos foram fechados. Estamos preparados para qualquer tipo de situação”, destacou o comandante.

Em todo o país, mais de 30 militares das forças armadas, além de homens das polícias estaduais e federais integram a operação. Conforme o comandante do 9º Distrito Naval, Domingos Savio Almeida Nogueira, a Marinha vai intensificar as atividades que realizadas diariamente pela instituição.

Além de reforçar a segurança, as equipes oferecem ações civis e sociais, como atendimento médico-odontológico. Neste mês, três municípios do Amazonas devem ser visitados pela operação: Careiro, a partir deste sábado (10) a 12 de maio Barcelos entre 15 e 17 e Manacapuru 19 a 21.

Subdiretor de abastecimento da Aeronáutica, brigadeiro Sérgio Lins de Castro informou que o atendimento às comunidades será realizado com apoio da gestão de cada município. “Trata-se da integração com os postos médicos locais, além das secretarias de saúde municipais. Com este reforço, conseguiremos atender uma grande parte da população das cidades”, disse.

G1.

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?