Futuro dos servidores públicos de Rondônia pode ser vender bilhete do jogo do bicho “para ganhar uma graninha e pagar a conta de luz”, prevê governador…
Daqui a uns anos, se nada for feito, o servidor público de Rondônia vai ter que se virar vendendo bilhete do jogo do bicho “para arrumar uma graninha e pagar a conta de luz”. A previsão, sombria, foi feita nesta terça-feira pelo governador Confúcio Moura (PMDB), em seu blog, ao revelar que o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (IPERON) “está com um furo, um buraco negro de R$ 2 bilhões”.
“Previdência é um problemão no mundo inteiro. Aqui também é. O IPERON tem um furo de cerca de 2 bilhões de reais. Repartições do Estado que não recolheram as contribuições. Outras instituições que também, lá atrás, esqueceram-se de repassar a grana para o instituto. Tem um buraco negro”, escreveu Confúcio no blog.
PREVISÃO SOMBRIA O governador acrescentou: “Temos que cuidar agora. Se não o fizer daqui mais alguns anos, cadê o dinheiro para pagar a aposentadoria? Necas. Você vai ter que se virar vendendo bilhete do ‘bicho’ por aí, para arrumar uma graninha para a conta de luz”.
Leia, na íntegra, o texto postado pelo governador Confúcio Moura em seu blog
IPERON – REFORMA OU CAOS
PREVIDENCIA
28 junho , 2011
Quando falo em Previdência Social me dói o estômago. Porque é uma bomba relógio que vai tocando o tic-tac com hora certa para explodir. A coisa é séria. E parece que ninguém nem liga. Pessoal vai envelhecendo, vem doença, vem aposentadoria e chega a hora de precisar do IPERON – Instituto de Previdência do Estado.
Se você contribuiu direitinho, claro que tem dinheiro guardado. Se não contribuiu direitinho, claro que não tem dinheiro guardado. Só tem uma coisa – você não quer nem saber, quer mesmo é receber sua grana, sem choro e nem vela.
E nesta hora os parlamentos – todos, sem exceção, são extremamente generosos. Querem e terminam fazendo generosidades, a torto e a direito, dando direitos para quem não tem, confiando que um dia virá o maná dos céus, como se governo fosse um verdadeiro Moisés, levando o povão para a Terra Prometida.
Previdência é um problemão no mundo inteiro. Aqui também é. O IPERON tem um furo de cerca de 2 bilhões de reais. Repartições do Estado que não recolheram as contribuições. Outras instituições que também, lá atrás, esqueceram-se de repassar a grana para o instituto. Tem um buraco negro.
Temos que cuidar agora. Se não o fizer daqui mais alguns anos, cadê o dinheiro para pagar a aposentadoria? Necas. Você vai ter que se virar vendendo bilhete do “bicho” por aí, para arrumar uma graninha para a conta de luz. Falei para o Walter ontem para começar o trabalho de cobrança e parcelamento. E que todos fiquem bem atentos, montem seus grupos de trabalhos para auditar a conta, ver se é isto mesmo e tratar de parcelar para fazer o bolo crescer para Rondônia não ficar feia na foto.
Tem dívidas gigantescas. Estou aqui meus queridos irmãos para negociar. Não tem mais como rolar com a barriga, agora temos que sair da sinuca de bico. Chegou a hora de fazer economia até de moedinhas, comprar o ursinho para guardar tudo ali, porque uma coisa é certa – todos iremos envelhecer, eu mesmo sou testemunha ocular, já ultrapassei o Cabo da Boa Esperança e vou navegando por mares ainda nunca antes navegado.
HOJERONDONIA:
TUDORONDONIA: