Se for mantida a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de barrar nas eleições deste ano políticos que tiveram prestações de contas rejeitadas em eleição anterior, a disputa eleitoral em Ariquemes será alterada. Isso porque um dos pretensos candidatos, o ex-deputado estadual Tiziu Jidalias, está entre os 21 mil políticos brasileiros que tiveram suas contas rejeitadas.
As contas do ex-candidato ao governo, João Cahulla, do qual Tiziu foi candidato a vice, foram reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Como as contas de candidaturas majoritárias são prestadas conjuntamente pelo titular e pelo vice, a resolução do TSE acabou alcançando Tiziu Jidalias, impedindo que concorra a prefeitura de Ariquemes.
Dezenove partidos se insurgiram e entraram no TSE com pedido de reconsideração da resolução que disciplina as eleições deste ano. Acredita-se que o julgamento no âmbito do TSE deva ocorrer na próxima semana. O prazo máximo deve ser em 5 de julho, último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos. Caso o TSE não aceite os questionamentos, os prejudicados terão que procurar a Justiça comum.
Já o PMDB, que estava propenso a apoiar a reeleição do prefeito Márcio Raposo, fará neste sábado o lançamento da pré-candidatura do comunicador Ricardo Schwantz, para concorrer a sucessão municipal. A mudança se deu em função da indecisão do prefeito em relação a sua reeleição. O ato partidário será realizado no clube do CTG, a rua 11, setor Recreativo
Valbran Junior.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.