ARIQUEMES: Vassouras artesanais são produzidas no Município

Na Chácara Nossa Senhora de Fátima localizada na área rural de Ariquemes na L.C 50 B. 40 Sul são produzidas pelas mãos da família Chaves vassouras artesanais utilizadas no dia-a-dia da dona de casa de diversos municípios do estado de Rondônia.
O produtor rural Nilson Antunes Chaves conta que o cultivo é uma tradição familiar desde o Rio Grande Sul e continua com a família na região de Ariquemes há mais de 12 anos. No total são plantados 20 hectares de vassoura de sorgo pela família que é constituída de 4 pessoas.
Para preparar essa área, conta com o apoio da Prefeitura de Ariquemes que realiza os serviços de gradagem e aragem disponibilizados por meio da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC).
Este ano Ademir Chaves, (filho de Nilson), disse que, além das vassouras, também fará o cultivo da banana “a renda com as vassouras está diminuindo bastante por conta das pragas que atingem a cultura. Então  precisamos diversificar a produção.
A família compra os cabos das vassouras no Pólo Moveleiro em Ariquemes, e a produção é vendida no comércio local e em praticamente todos os municípios do estado. O preço unitário varia de R$ 6,00 a R$ 8,00 reais quando é adquirida direto dos produtores.
Arte, cultura e agricultura familiar
 
A vassoura além de ser cultura agrícola é artesanato e faz parte da tradição familiar. A produtora rural e artesã Leodes de Fátima Chaves conta como é o processo de fabricação.
“Primeiro a gente colhe a vassoura na roça, seca no sol, empilha e passa no cilindro para retirar as sementes. Então classificamos os ramos entre pequenos, médios e grandes, separando-os em feixes. Em seguida molhamos a palha com um pouco de água quente antes de amarrar no cabo. Feito esse processo, é só costurar e aparar as pontas” finaliza.
A família produz e vende mais de duas mil vassouras por ano, sendo uma das fontes de renda.
A Secretária de Agricultura Mary Braganhol disse ser motivo de  orgulho ter uma fábrica de vassoura artesanal no município. “Queremos contribuir para que os produtores rurais possam se destacar nas atividades que já praticam, aumentando sua produção e conseqüentemente os seus ganhos” disse.
FONTE: ASSESSORIA – PMA .
Hojerondonia.com.




Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?