As atividades da Escola do Legislativo serão expandidas para o interior de Rondônia, após os deputados estaduais aprovarem projeto de lei complementar, por unanimidade, na sessão da última terça-feira (17). Agora, a Escola poderá implantar extensões em municípios pólos. A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa…
“A Escola tem cumprido o seu papel, promovendo cursos, seminários e outras ações educacionais. Mas, é preciso avançar ainda mais, pois a inclusão social é um grande desafio. Por isso, a Assembleia decidiu interiorizar as suas ações”, disse o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD).
A Escola do Legislativo foi criada para oferecer cursos e oportunidades para os servidores da Assembleia Legislativa, dependentes e a população em geral. A expansão de suas ações ao interior vai fortalecer uma maior aproximação com a sociedade.
“A minha determinação é de que haja parcerias com universidades, órgãos públicos, escolas, igrejas, sindicatos, associações e outras instituições”, destacou Hermínio.
Com a aprovação na Casa, a Escola, que já atua em Porto Velho, será implantada em Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Guajará-Mirim.
“Passaremos a oferecer cursos e serviços, através da Escola, permitindo que as pessoas mais carentes possam se profissionalizar, se qualificar e buscar melhores condições de trabalho”, completou Hermínio.
As extensões da Escola do Legislativo, de acordo com o projeto aprovado, atuarão como instrumento de aproximação da sociedade com o Legislativo, através de projetos de educação e mecanismos de participação popular, visando o fortalecimento da Assembleia como instrumento de promoção da cidadania.
Autor: Eranildo Costa Luna.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.