Assembleia aprova indicações que beneficiam moradores de Jacy-Paraná

“Algo precisa ser feito e urgente para atender os moradores de Jacy-Paraná, que não podem ficar sofrendo e sendo humilhados”. A declaração é do deputado Hermínio Coelho (PSD), presidente em exercício da Assembleia Legislativa, disse hoje que o Governo Estadual deve urgentemente buscar nova intermediação com as vítimas das barragens da usina, visando desta forma atuar preventivamente e evitar novos transtornos sociais.

Em sessão plenária da Assembleia Legislativa, foram aprovadas duas indicações e um requerimento de autoria do deputado Hermínio Coelho. Estas indicações são decorrentes da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa no dia 28 de março de 2012, com o objetivo de debater os impactos ambientais e sociais causados pela abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio aos moradores do distrito de Jacy-Paraná e outras pessoas residentes à margem do Rio Madeira.

Problema da enchente

A indicação é a seguinte: “O Deputado que o presente subscreve, ouvido o soberano Plenário, Indica ao Governo do Estado de Rondônia, que em caráter de urgência, constitua a formação de um grupo de trabalho, envolvendo técnicos da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD, Departamento de Estradas de Rodagem – DER, Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, com o objetivo específico de fazer levantamentos técnicos com relação a grave situação de alagação vivenciada pelos moradores do Distrito de Jacy-Paraná em decorrência do fechamento das comportas da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio”.

De acordo com o deputado Hermínio Coelho, com a vinda das usinas criou-se uma expectativa muito grande, de melhoria de vida para a população, no entanto, o que se constata na prática é que os afetados por estas obras não estão sendo compensados em nada, e ainda estão sofrendo e sendo  humilhados. “Os moradores de Jacy-Paraná e de outras comunidades ribeirinhas estão pedindo socorro. A situação é complicada, pois vários pequenos produtores tiveram suas plantações devastadas pela enchente do rio. Desta forma, a constituição deste grupo de trabalho daria o suporte necessário para o Governo Estadual desencadear ações que venham ao encontro dos anseios destas comunidades”, justificou.

Falta de hospital

Foi aprovada indicação com o seguinte teor: “O Deputado que o presente subscreve, ouvido o soberano Plenário, Requer  ao Governo do Estado de Rondônia e ao consórcio responsável pela a construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em caráter de urgência, informações com relação a construção de um hospital no Distrito de Jacy-Paraná. O presente Requerimento é decorrente da Audiência Pública realizada nesta Assembleia Legislativa no dia 28 de março de 2012, com o objetivo de debater os impactos ambientais e sociais causados pela abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio aos moradores do distrito de Jacy-Paraná e outras pessoas residentes à margem do Rio Madeira”.

Energia elétrica

O plenário da ALE também aprovou requerimento de autoria do deputado Hermínio Coelho com o seguinte teor: “O Deputado que o presente subscreve, ouvido o soberano Plenário, Requer  a Eletrobras Distribuição Rondônia, o envio de informações quanto a programação relacionada a construção de sub-estação (sistema de rebaixamento) para atender ao Distrito de Jacy-Paraná, tendo em vista que até hoje apesar de sua proximidade com a Capital, continua sendo atendido, e ainda, de forma precária  pelo sistema termoelétrico.  O presente Requerimento é decorrente da Audiência Pública realizada nesta Assembleia Legislativa no dia 28 de março de 2012, com o objetivo de debater os impactos ambientais e sociais causados pela abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio aos moradores do distrito de Jacy-Paraná e outras pessoas residentes à margem do Rio Madeira”.

Autor: Paulo Ayres.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?