Os deputados estaduais aprovaram um substitutivo alterando o anexo I da lei 1044/02 que dispõe sobre a estrutura da carreira da Polícia Civil do Estado de Rondônia. Com a alteração foram aumentadas as vagas para promoção, garantindo a progressão funcional da categoria e consequentemente melhorias salariais.
O projeto chegou na terça-feira na Assembleia Legislativa e, para dar celeridade ao trâmite o deputado Luizinho Goebel (PV) presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa de Leis, convocou a CCJ de imediato para que as comissões pudessem emitir os pareceres, antes de ir a plenário, onde foi aprovado pelos parlamentares, após o presidente Hermínio Coelho (PSD) colocar a matéria para votação no mesmo dia.
O deputado destacou a conquista dos policiais civis elogiando a manifestação pacífica da categoria e o trabalho desenvolvido pelo Sindicato dos Servidores dos Policiais Civis do Estado de Rondônia (Sinsepol) presidido por Jales Moreira.
No ano passado a categoria entrou em greve em meados de novembro para que o governo estadual cumprisse o compromisso das promoções com os servidores. O deputado Luizinho esteve reunido com os servidores em Cerejeiras e manteve interlocução com o governador Confúcio Moura para que houvesse um avanço nas negociações, uma vez que houve uma paralisação no processo de investigações de ocorrências policiais prejudicando a sociedade. Com a aprovação do projeto de lei por parte dos deputados as adequações promocionais começarão a ser cumpridas em agosto e outubro deste ano.
Outra meta alcançada foi à ampliação do quadro da categoria dobrando as vagas para policiais civis de 1.750 para 3.500 e de delegados de 230 para 460, o que acena para futuros concursos para preenchimento de vagas. Para o deputado houve avanços para beneficiar a categoria e os resultados para a segurança pública virá gradativamente, bem como para os próprios servidores.
ASSESSORIA
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM