Assembleia debate situação dos produtores de agrovila em audiência pública

Para debater asituação dos produtores rurais na Agrovila Travessão Central, localizada na região fronteiriça dos municípios de Buritis e Porto Velho, a AssembleiaLegislativa realiza nesta quinta-feira (01), às 9hs, no plenário da Casa, uma audiência pública proposta pelos deputados estaduais Hermínio Coelho (PSD), presidente em exercício do Legislativo e Maurão de Carvalho (PP).

“Para mim, fica claro que os trabalhadores daquela localidade estão sendo tratados de forma desumana e desrespeitosa. Os órgãos ambientais, sem nenhuma justificativa, aplicaram multas pesadas em simples produtores rurais e a audiência pública vai denunciara toda a sociedade o fato”, disse Hermínio.

A audiência pública vai reunir os produtores rurais e também representantes do Governo do Estado, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), do Ibama, Ministério Público e outros órgãos.

Para o deputado Maurão de Carvalho, que se reuniu recentemente com mais de 200 famílias, na área da Reserva Estadual Minas Nova, “as pessoas residem há 20 anos ou mais na região e agora são tratadas como bandidos. São pessoas simples, que querem ter o direito à propriedade e ao trabalho honesto”.

O presidente da Assembleia adiantou que “na audiência,vamos cobrar dos órgãos ambientais explicações sobre a forma como tem sido tratados os trabalhadores. Também é preciso criar garantias e condições que eles vivam trabalhando e produzindo, dentro da legalidade”.

Maurão defendeu ainda que seja resolvido o impasse sobre a legalidade da permanência dos produtores na área. “Quem está na terra, produzindo e sustentando a sua família há anos, tem que ser respeitado e apoiado, e não sofrer perseguição e ser tratado como invasor”, finalizou.

DECOM/ALE.

FONTE/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?