Assembleia discute relevantes temáticas sociais, diz Jean de Oliveira

O deputado Jean Oliveira (PSDB) disse que a Assembleia Legislativa nunca esteve com a portas tão abertas para a população de Rondônia como está agora. Na sessão Itinerante de Rolim de Moura na quinta-feira (10) ele destacou que a Ale tem se preocupado em discutir temáticas sociais relevantes.

Ele também destacou a necessidade de investimentos no setor de saúde pública, tanto por parte do município de Rolim de Moura quanto da parte do governo estadual. “Recentemente perdi um grande amigo aqui por falta de uma estrutura de unidade de Terapia intensiva (UTI)”, disse o deputado Jean.

O deputado também lamentou a falta da bancada do governo na sessão Itinerante de Rolim de Moura quando vários e importantes projetos de interesses do próprio governo foram apreciados e votados. “Tratamos de temas relevantes, de projetos importantes e também descontingenciar recursos para o setor de saúde do município, por isso vejo com tristeza a ausência do governo e de parlamentares do governo neste debate”, disse.

Investimentos no setor de Saúde pelo governo do Estado foram cobrados pelo deputado Maurão de Carvalho (PP). A saúde pública é um dos grandes problemas do governo, mas é preciso “buscar solução para o problema que é grave”.

A exemplo dos demais deputados que usaram a tribuna, Maurão lamentou que a votação de projetos importantes, estava sendo prejudica porque não tinha quórum suficiente para deliberações plenárias. Até o momento em que usou a tribuna, apenas 12 parlamentares estavam presentes faltando um para deliberações. O deputado Jesualdo Pires (PSB) ainda chegou a tempo para as votações.

A vinda do Hospital do Câncer de Barretos a Porto Velho foi ressaltada pelo deputado Maurão. A doença é a que mais mata no mundo e Rondônia é o Estado que mais envia pessoas para tratamento em Barretos (SP). Ele já teve problema com a doença, foi curado e mantém uma casa para atender pessoas em Barretos.

A participação da jovem Karine da Silva Verbeno, 12 anos, da escola Beatriz Gomes Simão de Ministro Andreazza ao programa de Luciano Huk na rede Globo, foi lembrada pelo deputado Maurão da tribuna. Ela é uma das finalistas do quadro Soletrando.

O discurso de abertura do presidente da Ale Valter Araújo foi destacado pelo deputado Euripedes Lebrão (PTN), que se emocionou ao falar dos pais. “Se você está hoje aqui representando o Legislativo Estadual, foi graças a estrada da honestidade e da dignidade que seus pais pavimentaram”.

Lebrão parabenizou os deputados que marcaram presença na Itinerante, dizendo que política é feita desta forma. “Estamos com casa lotada demonstrando a importância do momento e do apoio proporcionado pela população ao prestigiar a sessão Itinerante”.

A ligação Brasil-Bolívia-Chile, com a pavimentação da estrada até o Pacífico, será consolidada no próximo dia 18, em reunião no estado do Beni. “É um enorme corredor de exportação e de fortalecimento da economia de Rondônia”, garantiu o deputado.

O deputado Valdivino Tucura (PPR) fez um pacto com o prefeito Tião Serraia, de Rolim de Moura. “Tive aqui 301 votos e assumo compromisso de emenda de R$ 301 mil  para o município”.

Tucura também criticou com veemência a ausência dos deputados Edson Martins e Marcos Donadon (PMDB), líder e vice-líder do Governo, respectivamente, que não compareceram à Itinerante de Rolim. “Qual o compromisso desses colegas com a população?”, perguntou indignado o parlamentar.

Sobre o Hospital Regional de Cacoal, Tucura afirmou que não há como segurar os médicos no hospital. “Uns se comparam com Deus, outros se acham Deus”. O deputado lamentou a dificuldade que há no relacionamento com os médicos. “Quem faz 12 cirurgias por mês recebe R$ 12 mil o mesmo salário pago a quem faz duas. Por que essa disparidade”.

“Temos que achar uma solução o quanto antes para esse problema de Saúde Pública que é gravíssimo. Não podemos aceitar que pessoas criem dificuldades para vender facilidades”. O caminho é sentar com o secretário de Saúde e buscar uma solução. “Rondônia não é terra de ninguém”, justificou.

DECOM/ALE/RO.

Autor/Vitor Paniagua.

Fonte/hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?