Se depender da Assembleia Legislativa do Estado o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) vai se instalar em Cerejeiras. O presidente da ALE, Hermínio Coelho (PSD), anunciou, durante a Assembleia Itinerante naquela cidade realizada na semana passada, que a Casa de Leis estará firmando compromisso com a prefeitura para garantir a locação de uma sede para o Instituto Federal, que deverá se instalar em definitivo na cidade em edifício próprio futuramente.
A implantação do IFRO em Cerejeiras é uma das bandeiras levantadas pelo deputado Luizinho Goebel junto à prefeitura municipal. “A efetivação do IFRO em Cerejeiras é importante para a comunidade escolar, centenas de alunos poderão cursar cursos profissionalizantes e suprir a mão de obra local. Dai a importância de trazer para Cerejeiras a Assembleia Itinerante. Podemos mostrar aos demais deputados e ao presidente Hermínio a importância do IFRO para os estudantes de todos os municípios da região e eles concordaram em garantir a locação de uma sede para o instituto”, disse o deputado.
Hermínio disse que o Legislativo poderá ampliar essa parceria com o município com cursos pela Escola do Legislativo e outras entidades que atuam no setor de formação de mão de obra. “Já autorizamos a prefeitura a escolher o local para a locação da sede para o Instituto. Entendemos ser uma decisão acertada esta parceria para dar aos alunos uma condição de qualificação profissional sem necessariamente deixar sua região para isso”, disse o presidente da ALE.
A decisão põe fim a uma polêmica envolvendo a Escola Estadual Irmã Dulce, que por decisão do governo encerraria suas atividades ao fim do ano letivo de 2013. Para o prédio da escola não ficar obsoleto a prefeitura havia proposto instalar no local a sede do IFRO, enquanto havia outra proposta de que a escola viria abrigar a Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), que, aliás, já está instalada em prédio do próprio governo. Em visita à escola na semana passada por ocasião da Assembleia Itinerante os deputados foram recebidos sob lágrimas de alunos, pais e professores que não querem a paralisação das atividades da escola com 20 anos de atuação na formação de alunos. Se depender dos deputados a Escola Irma Dulce continuara atendendo aos alunos da comunidade com os cursos regulares. E a IFRO também terá a sua sede graças à parceria entre a Assembleia Legislativa e a prefeitura municipal.
ASSESSORIA
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM