Foi durante discurso na Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (06), que a deputada estadual Glaucione (PSDC), anunciou a criação de uma comissão especial, formada por parlamentares, para vistoriar o hospital regional de Cacoal, devido inúmeras reclamações de pacientes que utilizam a unidade. Segundo a deputada, o hospital que atende moradores de dezenas de municípios vizinhos, nunca tem vagas e condições de atendimento e acaba encaminhando os pacientes para Porto Velho. “Foi por conta dessa situação que decidimos na comissão de Justiça e Redação criar essa comissão especial, formada por oito parlamentares, e ela está aberta aos demais deputados que desejam fazer parte”, disse.
Glaucione disse ainda que o hospital conta com 130 leitos, cerca de 1.300 servidores, com um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões por mês do governo e que apenas 30 cirurgias são feitas mensalmente . “Consideramos esse número pequeno. O hospital regional de Cacoal sempre apresenta deficiência no serviço prestado à população”, frisou.
Em aparte o deputado estadual Kaká Mendonça (PTB), afirmou que protocolou pedido de explicações a unidade hospitalar sobre os números de atendimentos dos últimos seis meses. “Precisamos saber quantos pacientes foram atendidos, quantos servidores comissionados estão lotados, quantos médicos e quais as especialidades são oferecidas. Desta forma, fica mais fácil traçar um diagnóstico da unidade”.
A parlamentar afirmou que a comissão deve seguir para Cacoal ainda esta semana.
Elaine Maia .
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.