Assembleia Legislativa presta homenagem aos Assistentes Sociais

Em sessão solene, a Assembleia Legislativa de Rondônia prestou homenagem aos assistentes sociais na manhã desta terça-feira (15), data alusiva aos profissionais da área. A proposição foi apresentada pelo deputado Ribamar Araújo (PT) e aprovada pelos demais integrantes da Casa de Leis. O evento reuniu os profissionais da área e autoridades civis e militares. Coube ao deputado Neodi Carlos (PSDC) dirigir os trabalhos…

“Gostaria de fazer algo mais que essa homenagem. Vocês merecem o nosso reconhecimento e a nossa admiração”, disse o deputado Ribamar Araújo ao saudar os assistentes sociais, lembrando que sua irmã, Maria do Céu – já falecida, foi uma grande atuante na área. Segundo o parlamentar, os assistentes sociais têm como fazer muito mais pelo Brasil, mas precisam ser reconhecidos pelas autoridades. “O trabalho de vocês, meus irmãos, é especial e muito gratificante e apaixonante. Vejo as mais experientes e as mais jovens aqui neste momento e sinto que essa profissão é importante e possui pessoas dedicados e capacitadas”, reiterou.

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social de Rondônia, Maria de Fátima Ramos, disse estar alegria pela homenagem. “É momento de reflexão para todos nós. Lembro da irmã do deputado Ribamar, Maria do Céu, que honrou a nossa categoria e profissão”, disse. Maira de Fátima comentou sobre a função do assistente social e sobre políticas sociais e dos desafios que a categoria enfrenta no seu dia a dia de trabalho. Lembrou da luta pelas 30 horas semanais de trabalho sem a redução salarial e, também, sobre a luta por um piso salarial justo, cujo projeto tramita no Congresso Nacional.

No entendimento da deputada Epifânia Barbosa (PT), tem que se lutar por política social que valorize o assistente social. Ressaltou que já apresentou projeto na Assembleia em favor da categoria e demonstrou admiração pela categoria. O deputado Euclides Maciel |(PSDB) enalteceu a proposta de homenagem aos assistentes sociais. Observou que “é chegado o momento de se diferenciar o que é assistência social e assistencialismo. Defendo que o secretário de assistência social seja um profissional da área, formado para que todos sejam tratados como profissionais que dão de si o melhor em prol do próximo. O trabalho que vocês realizam em favor dos familiares de presos precisa ser melhor reconhecido”. O deputado Zequinha Araújo fez questão de reconhecer a importância do assistente social. Cobrou maior valorização ao profissional de assistência social. “Acredito um dia existir a verdadeira política de assistência social. São profissionais que acalentam as famílias no momento mais difícil. É um profissional que não se omite no momento do sofrimento das pessoas. Estou à disposição para ajudar no que for preciso”, completou.

O secretário-adjunto da Seas, Antõnio Felix, falou sobre a lei que versa sobre o assistente social. Assegurou que o governo de Rondônia está bastante no setor e que o Plano Futuro, projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, é um plano ousado. “Nossa meta é combater a pobreza extrema. Hoje, são 30 mil em Rondônia. Estamos complementando o Bolsa Família. Já estamos atendendo 10 mil. No próximo ano, vamos chegar aos 20 mil e alcançar os 30 mil para acabar com a miséria”, assegurou. O secretário falou que o governo está atendendo as pessoas com moradia e que vai repassar verba a 35 municípios para investimento em casa próprias. “Peço, neste momento, que os prefeitos apresentem projetos para que possam receber verbas. O governo também está estudando a realização de concurso público para contratar mais assistentes sociais”, completou.

O deputado Neodi Carlos parabenizou Ribamar Araújo pela homenagem aos assistentes sociais. Destacou o trabalho dos profissionais. “Essas pessoas são capacitadas, mas esquecidas depois que uma obra é inaugurada. São os assistentes sociais que estudam o impacto social de qualquer grande obra, mas os políticos esquecem deles na hora da entrega da obra. “Precisamos corrigir isso”, disse ao mencionar que foi prefeito de Machadinho e sempre acompanhou o árduo trabalho dos assistentes sociais, profissionais que sempre tem demonstrado vocação para atuar e atender famílias de outras pessoas.

Por fim, Ribamar Araújo agradeceu a participação de todos. Colocou-se à disposição e disse que “jamais deixarei de lembrar de homenagear esses profissionais (homens e mulheres) que dedicam a vida pelo próximo. Tenho uma enorme admiração por todos vocês”.

Autor: Carlos Neves.

REDAÇÃO/HOJERONDONIA.





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?