Assembleia Legislativa presta Homenagem aos professores de Rondônia

O Poder Legislativo de Rondônia realizou na tarde desta terça-feira (18) sessão solene em homenagem aos professores que contribuem de forma direta e indireta para o desenvolvimento socioeconômico, político e cultural do Estado de Rondônia. A propositura, de autoria da deputada estadual Epifânia Barbosa (PT),  também prestou homenagem às escolas que obtiveram os melhores desempenhos de acordo com as avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb e o Exame Nacional do Ensino Médio –  Enem. Coube ao presidente do Poder Legislativo, deputado Valter Araújo (PTB), abrir e presidir a solenidade.

Epifânia Barbosa (PT), proponente da homenagem aos professores, disse que no passado era difícil o contato com os deputados. “Não posso falar do passado, mas hoje os parlamentares dão prioridade aos professores e, também, aos trabalhadores em educação”, observou ao citar que a educação brasileira passa, no contexto atual, por um período de efervescência carregado, mas de contradições e ambiguidades. Lembrou que teve um embate com o secretário Júlio Olivar. “Ele do seu jeito e eu do meu jeito. Falei aqui isso e depois elogiei o lado democrático do secretário da Seduc, mas a mídia não deu o mesmo destaque”. Um tanto quanto emocionada, Epifânia fez questão de frisar que “sinto-me feliz por prestar essa homenagem aos professores. Hoje, estou aqui para homenagear. Até bem pouco tempo, vinha aqui fazer manifestações em favor dessa honrada categoria”.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB); deputada Epifânia Barbosa (PT), proponente da homenagem; Júlio Olivar, secretário da Seduc; professor Ene Glória, representante do Conselho Estadual de Educação; professora Maria de Fátima Ferreira de Oliveira, secretária municipal de educação de Porto Velho; professor Edson Luiz Fernandes, secretário municipal de educação de Ariquemes e presidente da Undime; Irmã Carmem Bassegio, diretora da escola estadual de ensino fundamental e médio Marcelo Cândia, e Eliane Cristina de Fariade, diretora da escola de ensino fundamental Anísio Serrão, de Pimenta Bueno.

O secretário municipal de Educação de Ariquemes e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia (Undime), professor Édson Luiz Fernandes, disse que sempre esteve na Assembleia Legislativa na luta pela educação e é a primeira vez que são homenageados. “Temos um Plano Nacional de Educação em andamento. Quando falamos do aumento de recursos para a educação que se fala em 7% ainda é pouco, precisamos que chegue a 10% para que nossas escolas tenham qualidade, possam atender a demanda e que possamos ter salários satisfatórios”, frisou.

A secretaria municipal de Educação, professora  Maria de Fátima Ferreira de Oliveira parabenizou a iniciativa da Assembleia Legislativa por homenagear oficialmente, pela primeira vez, os profissionais da educação. A secretária também destacou a necessidade de melhores estruturas físicas nas escolas, professores bem preparados e melhores salários. Já o professor Ene Glória, representante do Conselho de Educação, defendeu o fortalecimento do Conselho “porque é de lá que sai a reformulação da educação”. Segundo ele, falta programa de educação. O governo federal tem que atentar para isso. Defendeu ainda um programa voltado para Rondônia e sentenciou: “chega de importar programas de Brasília que pouco acrescenta à nossa cultura”.

O secretário estadual de Educação, Júlio Olivar, representando o governador Confúcio Moura (PMDB) falou que o Poder Executivo tem trabalhado em prol da valorização dos profissionais da Educação. Citou que no próximo mês será encaminhado para aprovação dos deputados o projeto de reformulação do Plano de Carreira dos Trabalhadores em Educação e que a gestão democrática reivindicada pela categoria com o processo para eleições de diretores e vice-diretores já foi deflagrado. Falou ainda que estão incentivando a formação continuada, que estão sendo pagas a pós-graduação dos servidores que a requerem e foram liberadas 1.600 licenças-prêmio. Também informou sobre alguns projetos para 2012.

O deputado Luiz Cláudio (PTN) parabenizou todos os professores por seu dia e disse que o Brasil tem uma dívida com a educação. Falou que os professores realmente precisam aprimorar seus conhecimentos com cursos de mestrado e doutorado, mas que para isso aconteça, primeiro é preciso investir em sua remuneração que é uma vergonha para o país, sendo que é um profissional que dedica a vida à educação.

O deputado Euclides Maciel (PSDB) parabenizou a todos e afirmou que além de melhores estruturas físicas das escolas e qualificação, o profissional realmente precisa é de salário justo. Educadores que na maioria das vezes são obrigados a fazerem bicos para sustentarem as famílias. Maciel também defendeu maior autonomia aos mestres.”É melhor aprender com os rigores da educação do que sofrer no mundo”, finalizou o parlamentar.

O deputado Marcelino Tenório (PRP) lembrou do tempo em que era estudante e o ensino era mais rígido. “Aprendi no modelo antigo e sou grato aos professores”, disse ao falar que o professor sempre foi orientador e mediador. “Mas hoje tiraram dele a autonomia. A pessoa tem que possuir disciplina. Disse que os prédios do Ministério Público, do Tribunal de Contas e do Judiciário ficam cada vez mais bonitos. Por que as escolas também recebem o mesmo tratamento”, indagou, desejando sucesso aos professores e destacando a importância do envolvimento da família no processo educacional dos filhos. Segundo ele, a escola é uma extensão de casa e não a única responsável em educar.

O deputado Zequinha Araújo (PMDB) destacou a falta de interesse dos jovens em abraçar a profissão de educadores. O professores que não têm regalias, como médicos e advogados que possuem limites de atendimento.  Os profissionais da educação, na maioria das vezes, trabalham muito e recebem pouco, porque os que os movem é o amor. Por isso, finalizou o parlamentar, precisamos valorizar o professor público, com bons salários, segurança, metodologias.

Na sequencia, discursou o deputado Jesualdo Pires (PSB), quando defendeu a mobilização da sociedade no sentido de se entender de fato a importância da educação. “Claro que a educação é fundamental para o País. Apesar dos discursos, o professor tem sido desprestigiado e isso reflete até mesmo nas escolhas dos jovens por uma formação superior”, declarou.

O deputado Hermínio Coelho (PSD) também discursou na solenidade em homenagem aos professores. Segundo ele, a qualidade da educação tem sido questionada em decorrência principalmente do sucateamento das escolas. Ele também cobrou melhores salários para os professores e criticou o Governo Confúcio Moura que nada tem feito para melhorar a situação física dos prédios escolares. Segundo ele, o grande choque de gestão da administração atual, foi praticamente dobrar o valor pago as empresas de vigilâncias dos estabelecimentos de ensino, ultrapassando a cifra de R$ 50 milhões. “Tem dinheiro para vigilância agora na hora de discutir melhores salários para os trabalhadores arranja um monte de dificuldades”, declarou.

A deputada Ana da 8 (PTdoB) falou que em suas visitas pelo Estado para acompanhar a saúde pública e a educação tem buscado descobrir os problemas que enfrenta o setor e ouvido as queixas dos alunos, professores e colaboradores. “Constatei que as escolas tem dificuldade em funcionar em período normal e que dirá em período integral. Precisamos urgentemente reestruturar a formação e a carreira do magistério; fortalecer a liderança e a capacidade de gestão nas escolas; reformar a estrutura da escola e reforçar as políticas de investimento”, destacou.

O deputado Ribamar Araújo (PT) disse que não é preciso ser professor para reconhecer a importância dessa categoria. Falou que o reconhecimento está na consciência e no nível de justiça de cada um. Discordou que a categoria na legislatura passada não tinha acesso, sendo que como deputado trabalhou na formação de uma comissão, num governo truculento, buscando benefícios para os profissionais da educação e onde foi realizada uma CPI para desmascarar as irregularidades que haviam no Sintero.

Por fim, os deputados fizeram a entrega das homenagens às escolas que obtiveram os melhores desempenhos de acordo com as avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb e o Exame Nacional do Ensino Médio –  Enem. Receberam a homenagem as escolas Anísio Serrão, de Pimenta Bueno; Pequeno Polegar, de Porto Velho; Marizeti Mendes de Oliveira, de Vilhena; Santa Marcelina Marcelo Cândia, de Porto Velho; Santa Marcelina, de Porto Velho; Rocha Pombo, de Nova Brasilândia; Fernanda Souza de Paula, de Espigão do Oeste, e Cruzeiro do Norte, de Cacoal. Exame nacional de ensino médio com a melhor nota no Enem: Marcelo Cândia – subsede I, e prêmio Victor Educador nota 10, professora Lucimar Borba de Lima, repsentada pelo professor Edson Luiz Fernandes, da escola Chapeuzinho Vermelho, de Ariquemes.

Agradecimentos dos educadores

A representante das escolas do primeiro ao quinto ano, professora Eliane Custódia de Lima, da escola Anísio Serrão de Ariquemes, instituição premiada pelo Ideb por excelência em educação, agradeceu especialmente aos pais, alunos, técnicos, professores da unidade de ensino. “Essa foi uma vitória do município, um fruto de planejamento e trabalho coletivo e acima de tudo do amor pela educação”, finalizou Eliane.

A irmã Maura Lúcia, representando a Escola Santa Marcelina e Marcelo Cândia disse que o que faz a educação não é mais a palmatória. Estamos em processo de crescimento porque muita coisa na educação já fez a diferença. Temos que trabalhar para que o aluno goste do ambiente escolar. O governo tem trabalhado com a liberação de recursos para que isso aconteça”, afirmou.

A professora Carmem, diretora da Escola Marcelo Cândia detentora do título de “melhor nota do Enem em 2011” agradeceu o prêmio e afirmou que ainda há muito ser feito pela educação no Brasil. E dedicou o troféus recebido a todos os alunos que sonham em cursar o ensino superior se tornando assim em cidadãos de sucesso e responsabilidade.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araujo, encerrou a solenidade desejando sucesso aos professores. Enalteceu a homenagem proposta pela deputada Epifânia Barbosa e garantiu que “sempre o setor de educação terá livre acesso neste Poder Legislativos. Vocês professores merecem o nosso reconhecimento”, completou.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ASSEMBLEIA

Autor: Carlos Neves, Liliane Oliveira, Paulo Ayres e Wagna Vieira.

Fonte/hojrondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?