Homenagear a histórica atuação das polícias civil e militar do então Território Federal do Guaporé e atual Estado de Rondônia. Quase um século de história. A propositura, aprovada por unanimidade, de autoria da deputada Estadual Epifânia Barbosa (PT) e dos deputados estaduais Luizinho Goebel (PV) e Luiz Cláudio (PTN), propõe sessão solene a ser realizada no dia 24 de abril, às 9 horas no plenário das deliberações da Casa de Leis.
Os parlamentares destacaram fatos e datas históricas que justificam a propositura. Com a criação do Território Federal do Guaporé em 13 de setembro de1943, achefia de Segurança Pública passou a ser atribuição da Secretaria Geral do governo do novo território. No mesmo ano, o governador Aluízio Ferreira criou os cargos de delegado auxiliar, delegado de polícia, subdelegado e escrivão. No ano seguinte foi organizada a Divisão de Segurança e Guarda completando assim a estrutura policial ostensiva destinada a manter a ordem pública.
A Polícia Militar de Rondônia foi criada pela Lei nº 6.270/75. No entanto, a regulamentação só foi regulamentada em janeiro de 1977. Mas somente em setembro do mesmo ano a Guarda Territorial de Rondônia foi oficialmente extinta. Fatos como a instituição da Secretaria de Segurança Pública como órgão integrante do Território, a criação do Estado, em 22 de dezembro 1981 e consequente reorganização da polícia civil foram enaltecidos pelos deputados. Atualmente o Estado conta as seguintes delegacias especializadas: Defesa da Mulher e da Família; Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária; Jogos e Diversões; Polícia Interestadual; Delitos de Trânsito; Repressão aos Furtos e Roubos de Veículos Automotores; Crimes Contra a Vida; Repressão a Furtos e Roubos, extorsões, Sequestros, Estelionatos e Outras Fraudes; Crimes Contra o Meio Ambiente e de Proteção a Criança e ao Adolescente. “Nossa intenção é homenagear estes bravos homens que arriscam a vida para dar plena segurança aos cidadãos do Estado de Rondônia” finalizaram os parlamentares.
Autor: Wagna Vieira.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.