Uma grande festa, realizada nesta quarta-feira, 06, na avenida Melvin Jones, no Bairro Cristo Rei, marcou a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a maior obra já realizada em Vilhena: o sistema de macrodrenagem. São R$ 25 milhões investidos na construção da rede que vai combater os alagamentos e as erosões. Dois parques ecológicos também estão projetados.
O prefeito Zé Rover, o vice-prefeito Jacier Dias, os secretários municipais, representantes das empresas que vão realizar a obra, o gerente da Caixa Econômica Federal, José Valmir, entre outras autoridades, estiveram presentes no evento, que também contou com a participação maciça dos moradores do bairro.
O sistema de macrodrenagem da água da chuva, espalhado por toda a cidade, vai instalar tubulações maiores, interligadas com as tubulações menores, hoje já existentes em algumas ruas e avenidas da cidade, como é o caso da Tancredo Neves. Toda a água vai ser conduzida, por baixo da terra, através dos dutos até um reservatório, que depois, vai dar o escoamento correto da água até o rio.
Depois de pronta, a macrodrenagem eliminará o excesso de águas na época das chuvas em locais como a avenida Melvin Jones, que todos os anos sofre com a inundação. Pelo menos outros sete pontos de alagamento deixarão de existir. As erosões nas ruas ainda não asfaltadas, principalmente na parte mais baixa da cidade, como nos bairros Cristo Rei e Bodanese, também serão minimizadas. A obra está projetada para suportar a demanda pelos próximos 20 anos.
O transtorno para os moradores e o prejuízo ao meio ambiente vão ser transformados em espaço de lazer. Dois parques ecológicos estão projetados, com área para práticas esportivas e praça de alimentação. Um deles próximo ao reservatório, ao final da avenida Curitiba, onde hoje os estragos da chuva são assustadores. O outro parque vai funcionar ao final da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
O recurso para a implantação do sistema foi alcançado mediante projeto, elaborado pela própria prefeitura e que contou com o empenho pessoal do prefeito Zé Rover junto ao Ministério das Cidades. A União é responsável pelo repasse de R$ 22,5 milhões, o restante é contrapartida do município.
O prefeito explicou que durante três anos, trabalhou na elaboração do complexo projeto e na busca pela aprovação do recurso, que é o maior já investido de uma só vez no município. O prazo para execução da obra é de um ano, mas como o interesse de Rover é ver o trabalho concluído antes do próximo período chuvoso, quatro empresas vão realizar o serviço de forma simultânea.
Ao terminar a cerimônia, o maquinário que vai ser usado na obra deu uma demonstração de como será conduzido o trabalho. O serviço começa já nesta quinta-feira, 07, mesmo sendo feriado.
Destaque – Pela primeira vez na história, uma obra de Vilhena é acompanhada pessoalmente por um Ministro de Estado. Na semana passada, Aguinaldo Ribeiro, Ministro das Cidades, mostrou que a parceria entre o governo federal e a prefeitura de Vilhena serve de exemplo para muitos municípios brasileiros. “Uma obra gigantesca como essa está começa a ser executada graças ao empenho da administração municipal na realização de projetos”, destacou o ministro.
Aguinaldo Ribeiro apareceu em vídeo, exibido pela Prefeitura durante o evento, falando de como Vilhena tem se destacado na elaboração de projetos junto ao Ministério. No mesmo vídeo, o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leodgar Tiscoski, responsável pela aprovação do projeto de macrodrenagem no Ministério das Cidades, falou dos recursos liberados para Vilhena e da importância do projeto para a infraestrutura do município.
Semcom/VILHENA.