A Assembleia Legislativa realizará na quinta-feira (24), às 9 horas, no plenário da Casa, uma audiência pública proposta pelo deputado estadual Luiz Claudio (PTN), para debater a questão dos seringueiros.
Com o tema central “As Questões Sociais e Econômicas dos Seringueiros de Rondônia”, sugerido pela Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR), a audiência vai reunir autoridades da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Ministério Público Estadual, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entre outras instituições.
Luiz Cláudio enfatizou que os seringueiros hoje representados pela OSR precisam melhorar sua qualidade de vida. “Os preços são muito baixos, o trabalho é duro e há ainda a insegurança na atividade, em razão das pressões ambientais”, completou.
O deputado manifestou a sua preocupação com a pretensão da Funai em ampliar as reservas indígenas, a exemplo do que vem acontecendo na reserva dos Pacaás Novos. “Essas situações têm deixado os seringueiros e suas famílias aflitos, tornando-os inseguros na exploração da borracha natural nativa”, afirmou.
O deputado citou que a exploração da borracha nativa e outros derivados da Floresta Amazônica como a castanha, óleo de copaíba e outros produtos vegetais vêm sendo realizada pelos seringueiros há mais de um século.
DECOM/ALE/RO.
Autor/Assessoria.
Fonte/hojerondonia.com.