CANCELAMENTO DO JOER 2011: Presidente da Ale recebe comissão que contesta cancelamento do Joer

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB) se reuniu na manhã desta quinta-feira (4) na Presidência do Poder Legislativo com uma comissão formada por professores de educação física que coordena a realização do Jogos Escolares no Estado de Rondônia (Joer) que busca o apoio dos deputados estaduais para intervir ao governador Confúcio Moura (PMDB) para a realização do evento que foi cancelado pelo Governo.

“Orçamento existe e mais 15 mil atletas estão treinando há meses para o campeonato. Basta vontade política para refazer o calendário para a realização do Joer”, enfatizam os profissionais.

Valter Araújo prontificou-se a intervir junto ao Governo para que se encontre uma alternativa para solucionar o impasse numa reunião a ser agendada com a participação dos professores, do governador e a direção da Seduc. “Vamos interceder junto ao Estado, pois o Joer é um evento tradicional de Rondônia”, argumenta.

Para os professores, os profissionais de educação física e os alunos (atletas) de todo o Estado não podem ser punidos pela falta de ingerência dos gestores públicos, e principalmente falta de vontade política por parte da administração pública em realizar o Joer, que foi instituído legalmente pela Lei 2028/09 e está em pleno vigor. “É dever do Estado realizar os jogos que acontecem apenas uma vez no ano desde a década de 70”, reclamam os professores.

Para a comissão, o cancelamento do evento é um desrespeito com os profissionais da área e aos atletas que todos os anos se preparam para o campeonato. Os professores afirmam que o cancelamento do Joer é um retrocesso.

“Enquanto o Brasil caminha a passos largos rumo à valorização do esporte, pois irá sediar os maiores e mais importantes eventos esportivos de cunho internacional, dentre eles: Jogos Militares 2011, Copa das Confederações da FIFA 2013, Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014, Jogos Olímpicos Rio 2016 e Jogos Paraolímpicos Rio 2016, Rondônia cancela o único evento esportivo que é realizado no Estado”, salientam.

Os professores explicam ainda que se o calendário foi refeito, os atletas de 15 a 17 anos poderão participar da Olimpíada Nacional sendo que as inscrições serão encerradas apenas no dia 26 de novembro deste ano. “Só ficarão de fora os alunos da competição os alunos que iriam participar da Olimpíada Nacional Infantil porque não há tempo hábil para as inscrições”, informam.

O OBSERVADOR :

Hojerondonia:





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?