CANDEIAS: PREFEITO DINHO BUSCA SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA DO LIXÃO

Visando sanar um dos grandes problemas que afeta Candeias do Jamari, uma equipe acompanhou o Prefeito Dinho Sousaao Município de Porto Velho onde se reuniu com o secretário de planejamento e gestão, Jorge Alberto Elanat Canto, com intuito de buscar parcerias objetivando solucionar definitivamente e de modo adequado à destinação do lixo urbano originado pelo município.

Durante o encontro, o prefeito explanou sobre as dificuldades pelas quais passa a prefeitura em busca de métodos e local adequado para destinação e tratamento dos resíduos sólidos produzidos diariamente. Lembrando que o poder executivo de cada cidade é a responsável pela coleta e destino do lixo nela produzido.

“Aterros sanitários, usina de compostagem e incinerações são possíveis soluções. Porém para cada município uma solução diferente devido sua necessidade urgente, questões financeiras, ambientais, entre outras devem ser analisadas para que não acarretem futuras complicações para a cidade”, lembrou Dinho. Prosseguiu dizendo que:“Hoje o lixão se encontra na beira da estrada que dá acesso aos balneários, além de estar próximo a residências. Só nesse ano o lixão já sofreu várias intervenções enquanto a situação é regularizada adequadamente com intuito de garantir o saneamento necessário. Não temos mais como adiar e uma medida emergencial precisa ser posta em prática. Candeias não possui um local adequado onde possam ser destinados esses resíduos. Por isso, estamos buscando propostas e parceria com a prefeitura de Porto Velho, já que geograficamente é o município mais próximo de Candeias e possui infraestrutura suficiente”, concluiu Dinho.

Segundo Jorge Alberto Elanat o “lixão” é questão de interesse público. Aproveitando o momento, parabenizou o prefeito de estar sempre fiscalizando de perto e buscando soluções para os candeienses. Apresentou modelos de propostas para o tratamento do lixo residencial, já que é uma problemática de todos os municípios, objetivando atender as necessidades de Candeias no tocante de melhorar as condições de armazenagem e tratamento do lixo, além das problemáticas causadas ao meio ambiente.

Acordo

Após levantamento das condições atuais do lixão e propostas discutidas entre o prefeito Dinho, secretário de planejamento de Porto Velho, Jorge Alberto Elanat e secretários de serviços públicos de Porto Velho, Ricardo Fávaro, representantes da empresa Marquise de Porto Velho, Emiliano Souza Marinho e Douglas Dumon, estiveram juntamente com o prefeito e a equipe da prefeitura, realizando uma visita ao lixão para identificar in locoa real condição de armazenagem dos resíduos.

A visita objetivou a desativação e encerramento do lixão de Candeias. A priori, o Governo do Estado enviará máquinas para a realização de reestruturação do local o qual seja utilizado ainda por um período.

Num segundo momento, será firmado um Termo de Cooperação entre os municípios de Candeias do Jamari e Porto Velho. De acordo com esse Termo, a prefeitura de Porto Velho receberá olixo produzido pelo município de Candeias e destinará ao local adequado para tratamento desses resíduos.

Assessoria de comunicação

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?