CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR É IMPLANTADO EM VILHENA

O município de Vilhena agora recebe mais um reforço na saúde, na última quinta-feira 11, no prédio da Atenção Básica inaugurou o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST, voltado a dar Assistência e a Vigilância de forma a congregar e unificar os esforços dos principais executores com interface na Saúde do Trabalhador. O Centro de Referencia atuará como pólo para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e proteção a saúde dos trabalhadores do Cone Sul, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva como as mortes e doenças relacionadas com o trabalho.

Segundo o secretário municipal de saúde, Vivaldo Carneiro, a implantação dessa regional do CEREST em Vilhena será de esfera Regional e servirá de referência para os municípios do Cone Sul. O CEREST Regional em Vilhena será uma unidade especializada de retaguarda para as ações de saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS). São 210 CEREST habilitados no Brasil, em Rondônia são três, o CEREST Estadual em Porto Velho, um Regional em Cacoal e agora outro Regional em Vilhena.

A enfermeira e coordenadora do CEREST em Rondônia, Ana Flora, explicou implantação do CEREST em Vilhena, é fundamental para essa região, que já se tornou referência para outros municípios no âmbito da saúde. “O trabalho realizado é uma tarefa de parceria com outros órgãos como, Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários, EMATER, e outras instituições que irão ajudar a desenvolver as ações que esta nova área da saúde exige, a fim de garantir a saúde dos Trabalhadores. São exemplos de problemas que podem ocorrer em decorrência do trabalho: perda da audição, câncer de pele, além de acidentes no trabalho que não são devidamente notificados. A implantação dessa Regional em Vilhena servirá como agente multiplicador para prevenir e identificar as causas corretas dos acidentes, que tenham de alguma forma relação com o trabalho”, destacou Flora.

A equipe em Vilhena é composta da seguinte forma: Coordenadora e enfermeira Susiane Bonfim M. Costa, médica-dermatologista, Dyhanne Carrilho, Assistente Social Nely Terezinha Gomes, psicóloga, Edna Mônica Wolpeto, enfermeira Dalvelena Josefa Pinheiro e na parte administrativa, Nelci Roll do Nascimento, Argeu Domingues, motorista, João Lacerda.

Além do Secretário Municipal de Saúde Vivaldo Carneiro, estiveram também na solenidade de implantação a Coordenadora do CEREST Estadual Ana Flora, a Secretária de Políticas Públicas Sociais, Ivone Sebastião de Oliveira e Ailton Nunes dos Santos, diretor da Juventude de Ji-Paraná, ambos da FETAGRO (Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Rondônia), representante do Sindicato dos Trabalhadores (a) Rurais de Vilhena e Chupinguaia Eliane Ritter, representantes do CEREST de Cacoal Rosangela Nunes Pereira e José Procópio Alves, e Gerentes das Unidades de Saúde em Vilhena.

Ações do CEREST em Vilhena

As Ações desenvolvidas pelo CEREST será o atendimento Individualizado aos trabalhadores, através da equipe multiprofissional. Promoção de cursos de capacitação, elaboração de material educativo. Suas ações devem estar articuladas aos demais serviços da rede SUS, orientando-os e fornecendo retaguarda às suas práticas, de forma que os agravos á saúde relacionados ao trabalho possam ser atendidos em todos os níveis de atenção do SUS, de forma integral e hierarquizada.

ASSESSORIA.

REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?