A pacata cidade de Cerejeiras, localizada a 122 quilômetros de Vilhena, que tem hoje um pouco mais de 17 mil habitantes, completa nesta sexta-feira, 28 anos de emancipação política. Para comemorar o aniversário do município a prefeitura programou três dias de festa com corrida rústica, um bolo de 28 metros para a população, homenagem aos pioneiros e shows com o Padre Juarez de Castro da Rede Vida e o cantor gospel Robson Monteiro, além de acrobacias (free style) com o piloto Joaninha.
A festa começou nesta sexta-feira, a partir das 5h da manhã. A Fanfarra Municipal Guardiões da Pátria realizaram uma alvorada pelas principais avenidas da cidade. Segundo o prefeito Kleber Calisto e o vice-prefeito Pedro José Sanches, o objetivo é despertar a população e chamar para os festejos. Às 7h30 será feito o hasteamento das bandeiras e a execução do hino Nacional, em frente à Prefeitura. A prefeitura vai premiar os melhores do atletismo. O prefeito Kleber diz que às 10h30 será o corte do bolo de 28 metros na Praça dos Pioneiros. “É uma maneira de festejar com toda a população essa data tão importante. Trabalhamos por várias semanas recolhendo fotos antigas dos primeiros moradores e pessoas que contribuíram para o progresso da cidade, então vale à pena conferir”, disse o prefeito.
À tarde a programação continua. Às 16h os organizadores vão entregar as premiações do projeto “Cerejeiras 28 anos de História, o que temos a comemorar?” e a apresentação das escolas do município. Em seguida acontece na Praça da cidade uma homenagem aos pioneiros, a missa em Ação de Graças e o show católico com o padre Juarez de Castro.
PIONEIROS
No sábado, os festejos começam às 19h na praça com mais uma homenagem aos pioneiros e, em seguida o culto evangélico em Ação de Graças e show com Robson Monteiro – que ficou conhecido no país como Anjo, devido os cabelos loiros e cacheados.
Já no domingo, a coordenação preparou um show de acrobacias com o piloto Joaninha, a partir das 16h, no campo do Trento.
Desenvolvimento começa com projeto de colonização
Segundo relatos dos moradores da cidade e historiadores, o desenvolvimento do município começou com o projeto integrado de Colonização Paulo Assis Ribeiro, inicialmente chamado de Colorado. Iniciou uma povoação no cruzamento da Linha Terceira Eixo com a Linha Três, onde antes existia a Fazenda Escondido. O núcleo urbano de apoio rural acabou recebendo o nome de Cerejeiras, devido à existência em abundância da árvore, conhecida como Cerejeiras. Como a população aumentou, o distrito de Cerejeiras foi elevado a município com áreas desmembradas do município de Colorado do Oeste.
Economia: A economia da cidade gira em torno da pecuária – gado de corte e leite, hortifrutigranjeiros, agricultura – plantio de soja, milho e arroz, comércio local e funcionalismo público.
Hojerondonia: