O presidente da Arom , Vitorino Cherque, explicou a situação ao ministro da Agricultura…
O município de Cerejeiras receberá uma unidade armazenadora de grãos, que atenderá, por enquanto, a toda região do Cone Sul de Rondônia. Os procedimentos para a construção do armazém já foram iniciados pelo Ministério da Agricultura (Mapa). A garantia foi dada nesta semana, em Brasília, pelo ministro Antônio Andrade, durante reunião com a bancada federal e prefeitos liderados pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom).
No estado, os seis municípios da região sul se destacam pela larga produção de soja, milho e arroz. No entanto, os produtores sentem a falta de estrutura e investimentos, principalmente para a estocagem dos grãos. O presidente da Arom e prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, explicou a situação ao ministro da Agricultura destacando: “Só a soja colhida no Cone Sul representa 95% do produto no estado. Os produtos da agricultura representam mais de 50% da economia da localidade”.
Para Vitorino, o empreendimento chega em boa hora e deve fortalecer o setor no estado, além de estimular a economia. Os parlamentares federais também cobraram mais empenho do Mapa na região. “É necessário estruturar melhor a representação do Ministério, oferecendo espaço físico mais adequado e funcionários para atender a demanda em Rondônia”, disse o deputado Padre Ton (PT/RO), que também destacou aos prefeitos: “o Mapa conta com fatia significativa do orçamento e a agricultura é área que muito contribui para o Produto Interno Bruto do país”.
De acordo com o ministro Andrade, além de construir o armazém em Cerejeiras, o Ministério coloca à disposição das associações e cooperativas de produção graneleira R$ 5 bilhões para projetos de financiamentos. Segundo ele, o plano de pagamento contempla até 12 anos em parcelamento com carência de três anos. Já para o investimento público direto com transferência do governo federal pelo Mapa aos municípios, o valor é de R$ 500 milhões.
Escoamento
Ainda tratando da valorização da produção agrícola de Rondônia, o presidente da Arom solicitou do ministro recursos para a construção de bueiros modernos com tubos mais resistentes. A medida substituirá as atuais pontes de madeira, que não suportam caminhões que transportam os produtos pelas vicinais. “Diante da gestão feita pela associação com o órgão, o ministro se comprometeu em procurar meios de atender a todos os municípios com essas obras”, disse Vitorino Cherque.
A audiência com o dirigente do Mapa foi providenciada pelo coordenador da bancada federal, deputado Nilton Capixaba (PTB/RO). Os prefeitos agradeceram aos parlamentares pelo empenho e participação na reunião. Acompanharam o encontro os gestores de Cerejeiras, Airton Gomes, Corumbiara, Deocleciano Ferreira, Vilhena, José Rover e de Colorado do Oeste, Anedino Carlos.
Willian Luiz (AI-AROM)
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM