Refletir o verdadeiro papel dos gestores e orientadores educacionais no contexto atual. Este foi o tema dominante das discussões que marcaram o Segundo Encontro do Curso de Formação Continuada, evento direcionado aos técnicos pedagógicos de Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras, municípios localizados no Cone Sul de Rondônia.
A formação, articulada pela Secretaria de Educação (Seduc), por intermédio da Coordenadoria Regional de Educação de Cerejeiras (CRE), é mais uma promoção do Governo da Cooperação com objetivo de elevar a qualidade do ensino público rondoniense.
Com carga de 8 horas, o curso foi mediado pela formadora educacional, professora Maria de Jesus. Segundo ela, o encontro colaborou para o entendimento do tema “entre o discurso e a prática”, refletindo não apenas o papel do gestor e do orientador, mas também trazendo um novo olhar sobre a avaliação e a reestruturação das práticas existentes.
Antes, porém, o evento foi oficialmente aberto pela responsável do setor pedagógico da CRE- Cerejeiras, professora Gisleine Soares, que agradeceu a presença de todos. A coordenadora regional de educação e uma das idealizadoras do curso de formação continuada no Cone Sul, professora Maria Ferreira, também participou do encontro.
SEMINÁRIO
Antes de iniciar as apresentações, os profissionais foram estimulados pela formadora a falar de suas experiências e dos trabalhos realizados em suas escolas.
Após ouvir atentamente os relatos, a responsável pelo curso pontuou as principais dificuldades enfrentadas pelos participantes, colocando no centro dos debates o conceito do verdadeiro papel do profissional de educação no contexto atual.
Em seguida, já no formato de seminário, os grupos explicaram e defenderam seus temas, socializando suas idéias e experiências com os demais participantes.
Realizado no auditório da Unopar, em Cerejeiras, o curso reúne 50 participantes, sendo 33 da rede estadual, e os demais da municipal de ensino. O trabalho foi montado no formato semi-presencial, tendo carga-horária de 200 horas com encontros mensais de oito horas e presenciais. Os conteúdos, que fazem parte da grade curricular, foram apontados pelo público-alvo por ocasião do diagnóstico realizado pela equipe de formação da CRE no final do ano passado.
Texto e fotos: Erick Angelim
Fonte: Assessoria Seduc
REDAÇÃO HOJERONDONIA.COM