O Govenro investiu cerca de R$ 3,5 milhões para construir a ponte sobre o rio Pimenta, em Chupingauia, 145 metros de extensão…
A maior ponte de concreto construída no primeiro ano do atual Governo será inaugurada no próximo sábado (25-02), pelo governador Confúcio Moura e pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), engenheiro Lúcio Mosquini. A inauguração está marcada para 11 horas.
A plataforma construída sobre o rio Pimenta, na RO-391, em Chupinguaia, tem 145 metros de extensão, com 8.80 metros de largura, com pista de mão dupla. No empreendimento o Governo investiu recursos próprios de aproximadamente R$ 3,5 milhões.
Lúcio Mosquini frisa que a construção da ponte de concreto sobre o rio Pimenta [na RO-391] era a principal reivindicação de fazendeiros e grandes produtores das regiões do Cone Sul e da Zona da Mata, importantes pólos agropecuários no Estado.
“Logo que o governador Confúcio assumiu a administração estadual (1º de janeiro de 2011) houve a reivindicação pela ponte. Em março o governador visitou o local e sensibilizou-se com a situação dos produtores”, explica Mosquini.
O diretor ressalta que na reunião Confúcio firmou compromisso com os produtores, garantindo que construiria a ponte de concreto. “Dois meses depois o governador assinou a ordem de serviço autorizando a empreiteira a começar a obra”.
Daniel Ramos Garcia, 50 anos, da Franco e Ramos Agroindústria, diz que a ponte fica num ponto estratégico para o escoamento da produção agropecuária da região. Afirma que a plataforma de concreto é a porta aberta para o progresso. “Agora temos a garantia que toda a produção chegará ao mercado consumidor”, diz Daniel Garcia, lembrando que a agroindústria produz cerca de 500 mil sacas de grãos por ano e tudo passa pela ponte.
O engenheiro agrônomo Haystem Ramos Franco, da mesma agroindústria, afirma que as carretas passavam pela ponte velha de madeira porque não havia opção. “Todos os anos era necessário consertar a ponte velha de madeira. Era preciso coragem para atravessar a ponte com caminhão carregado”, acrescenta ele.
Lúcio Mosquini destaca que os maiores criadores de gado e produtores de grãos de Rondônia precisam da ponte para o escoamento de seus produtos. Citou como exemplo a Fazenda Juliana, onde há o maior confinamento de gado do Estado.
“A RO-391 dá acesso à Estrada do Progresso, o elo entre a Zona da Mata e o Cone Sul sem o uso da BR-364. As regiões ajudam a fomentar a economia rondoniense e o governador Confúcio está devolvendo a arrecadação de impostos em forma de obra”, acrescenta o diretor do DER.
ASSESSORIA/DER.
FONTE/HOJERONDONIA.