Brasília-DF, 26/04/2012 – Nesta quarta-feira (25), depois de um intenso debate foi aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados o novo Código Florestal, com o parecer do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que obteve uma vitória esmagadora, com 274 votos contra 184.
Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO), o Brasil agora tem uma das leis mais importantes, que vai ajudar no desenvolvimento socioeconômico, retirando os produtores rurais da ilegalidade, conciliando a produção sem degradar o meio ambiente. “Foi o possível que conseguimos construir, esse é um avanço para o País, uma lei que pode destacar o Brasil no contexto internacional, uma lei única no mundo, por que concilia as questões ambientais com os interesses da produção”, afirmou.
Para o parlamentar, o Código Florestal é um tema polêmico, que envolve muitos interesses e de difícil entendimento entre ambos os lados – produtores e ambientalistas -. Mas ele afirma que valeu o esforço para que fosse alcançada uma solução que concilie o grande desafio de produzir mais alimentos, protegendo o meio ambiente. E destacou também que o texto aprovado não resolve todos os problemas do produtor rural, mas foi o melhor que se pode construir.
“O Código Florestal é um tema extremamente complicado, que envolve muitos interesses e por maior que seja o esforço do legislador nunca vamos conseguir atender a todos os interesses, o grande desafio foi encontrar o melhor texto, foi o relatório possível, embora não seja o ideal e não se possa agradar a todos, produtores e ambientalistas em todas as suas reivindicações. Além disso, esse novo Código dará tranquilidade e segurança jurídica ao produtor rural para que ele possa cumprir o seu papel”, explicou Moreira Mendes.
Agradecimentos
Moreira Mendes reafirmou que quem venceu com a aprovação do novo Código Florestal foi o País. Ele aproveitou para agradecer a todos os que se mobilizaram, acompanharam e trabalharam para construir uma legislação moderna, conciliando produção agrícola e a preservação ambiental. Destacou que todos os que se juntaram e levantaram essa bandeira, são vencedores. O parlamentar agradeceu de forma especial a todos os produtores de Rondônia, aos homens e mulheres do campo a toda a sociedade que se mobilizou e o acompanhou na luta pela aprovação do Código Florestal.
“Aproveito para compartilhar com o produtor de Rondônia essa alegria, foi uma grande vitória de todos nós, não tivemos vencidos e vencedores, quem venceu foi o Brasil, o produtor rural e a produção brasileira. Honrei o meu compromisso com todos aqueles que depositaram sua confiança e me elegeram. Cumpri com o meu dever, defendendo os interesses do meu estado e do produtor rural. Por isso, agradeço a todos os trabalhadores, rurais, a sociedade com um todo e a todos os que se engajaram e contribuíram para a aprovação do Código Florestal”, comemorou bastante emocionado.
Luciana Andrade – Assessora de Imprensa
Foto: Heleno Rezende