COMEÇA O VIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO A DIVERSIDADE

Na manhã desta terça feira, 04, a Prefeitura de Vilhena por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou a abertura do VIII Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade no Centro de Formação Maximiliano Kolb. O evento acontece até o dia 07 de dezembro.

Segundo a gerente de Pedagógica de Educação Especial da Semed, Maria Sueli da Silva, Vilhena é um pólo que tem como objetivo tornar orientadores, supervisores e membros da Educação, em multiplicadores em suas escolas e cidades.

O programa também visa uma escola mais responsável pela organização e oferta dos recursos e serviços para o atendimento às necessidades especificas dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, além daqueles que apresentam altas habilidades ou superdotação. “O que buscamos é a construção de uma escola para todos, onde não existam mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso, permanência e a continuidade nos estudos de todos os alunos”, disse Maria Sueli.

Estão presentes professores de 14 municípios, além de professores da Rede Estadual e Municipal, acadêmicos e professores convidados. Mais de 50 pessoas participam do seminário sendo dos municípios de Alta Floresta D’Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Felipe e São Francisco do Guaporé.

O Programa de Educação Inclusiva: Direito a Diversidade, é desenvolvido em Vilhena desde 2004. Em 2004 e 2005 foram contempladas as áreas de Educação Especial, ou seja, as deficiências. A partir de 2008 até 2011 foram contemplados todos os eixos temáticos propostos pela Seesp/Mec, com a nova Política da Educação Especial em uma Perspectiva Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Maria Sueli afirmou que em agosto de 2012 foi realizado o novo formato do Programa conforme repassado pela SECADI/MEC, incluindo os novos eixos temáticos como: Meio Ambiente, Educação Indígena, Quilombolas, Etnicorraciais, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação para a Juventude, dentre outros. “Hoje iniciamos mais um evento e elencamos alguns assuntos que já tínhamos trabalhado de 2008 a 2011, pois percebemos a rotatividade de alguns municípios de abrangência e quando se trata de inclusão, ainda se pensa que é apenas para os alunos com deficiência, percebemos isso nas avaliações do seminário que aconteceu em agosto”, finalizou.

Entre os assuntos abordados no seminário estão a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: algumas reflexões sobre as práticas discursivas e não discursivas Educação de surdos e seus contextos, as dificuldades de aprendizagem, os transtornos e suas comorbidades, entre outros.

Semcom





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