Comissão de agricultura da Assembleia Legislativa convoca diretoria da Idaron

Na tarde desta terça-feira (8), a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa ouviu a diretoria da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) que foi representada pelo presidente Marcelo Henrique e a diretora técnica Caroline Cadamuro. Quem comandou a reunião foi o presidente da Comissão, deputado Luís Cláudio (PTN), que contou com o apoio dos membros os deputados Ribamar Araújo (PT), Lorival Amorim (PMN) e Ana da 8 (PTdoB). A atividade também contou com a presença de representantes do setor agrícola do estado.

Quem iniciou os questionamentos foi o deputado Lorival Amorim que perguntou como estão os trabalhos da Idaron, principalmente as questões envolvendo a vacinação contra a febre aftosa e a fiscalização na fronteira com a Bolívia que é considerada pela Organização Mundial de Saúde Animal como risco desconhecido para a doença. “Quanto fui presidente da Idaron estávamos em trabalhos adiantados para que Rondônia fosse considerada livre de aftosa sem vacinação, a exemplo de Santa Catarina. Espero que tudo esteja bem”, falou Lorival.

A questão foi respondida pelo presidente da Agência, Marcelo Henrique. “Recentemente estive em um encontro em Santa Cruz de la Sierra com o presidente da Senasag (órgão que cuida da sanidade animal boliviana) onde decidimos as datas para o início da vacinação do gado da Bolívia que realizamos em parceria há vários anos. Isto é para resguardar ainda mais o rebanho rondoniense contra a febre aftosa”, disse ele.

Outro ponto levantado pelo titular da Idaron é a vigilância constante da divisa com outros estados próximos a Rondônia. “Temos atividades na BR 319 com dois postos fixos de fiscalização. Diante de uma visita de representantes da União Europeia, entramos em contato com o governo do Amazonas que nos cedeu por três anos a área correspondente ao município de Humaitá e Canutama para a defesa sanitária. Isso prova a confiança que muitos tem em nossa instituição”, afirmou Marcelo Henrique.

No final da reunião, os deputados agradeceram a presença da diretoria da Idaron e o presidente da autarquia pediu o apoio da Assembleia Legislativa para resolver questões pontuais. “No ano que vem, pretendemos realizar um concurso público para preencher vagas em diversos setores na Idaron. Se não for possível por conta do orçamento, faremos pelo menos um cadastro de reserva para convocações futuras. Por isso, queremos manter este diálogo saudável com esta Casa de Leis para resguardar o rebanho rondoniense”, finalizou Marcelo Henrique.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ASSEMBLEIA

Autor: Felipe Corona.

Fonte/hojerondonia.com





Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ?