O presidente da Comissão Parlamentar Processante (CPP), deputado Eurípedes Lebrão (PTN) encaminhou no final da manhã desta quinta-feira (22) aos parlamentares acusados de envolvimento com corrupção, cópias de trechos onde eles são citados em inquéritos abertos devido à Operação Termópilas. Lebrão afirmou que a comissão trabalha com celeridade, para apresentar o mais rápido possível uma resposta à sociedade.
Os parlamentares investigados têm um prazo de cinco sessões para apresentar defesa à CPP. Lebrão informou que serão nomeados defensores para quem não se pronunciar. “O material enviado para os deputados é suficiente para que eles comecem a elaborar a própria defesa. Enquanto isso, as atividades da comissão prosseguem normalmente”, acrescentou.
De acordo com o deputado Lebrão, agora os acusados terão acesso a depoimentos colhidos pela Polícia Federal onde eles são citados. “O que essa comissão não pode fazer de jeito nenhum é condenar alguém sem dar direito à defesa. É um dispositivo assegurado pela Constituição. O prazo é estipulado pelo regimento da Câmara Federal, que estamos utilizando”, destacou.
O vice-presidente da CPP é o deputado Lorival Amorim (PMN) e o relator é o líder do governo, deputado Edson Martins (PMDB). O outro membro titular é Valdivino Tucura (PRP). O deputado Ribamar Araújo (PT) pediu desligamento da comissão e as bancadas partidárias ainda não indicaram um substituto.
Nilton Salina.
REDAÇÃO/HOJERONDONIA.